Entenda crise cambial que levou a Argentina de novo ao FMI

Valorização mundial do dólar atinge país em momento de fragilidade política e econômica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Painel de casa de câmbio com cotações de moedas em Buenos Aires
Painel de casa de câmbio com cotações de moedas em Buenos Aires - Juan Mabromata/AFP
Brasília

Uma combinação de tropeços internos com cenário externo mais turbulento levou a Argentina à atual crise cambial.

A valorização global do dólar provocou uma desvalorização nas moedas dos países emergentes como Brasil, Colômbia e Turquia. Mas a onda pegou a Argentina em um momento de particular fragilidade política e econômica. 

No campo das finanças, o país tem uma taxa de inflação muito mais elevada do que a do Brasil e a de demais países latino-americanos, à exceção da Venezuela. No ano passado, foi de 25%. No Brasil, de 2,95%.

Nos primeiros quatro meses do ano, uma seca severa ajudou a inflamar os preços dos alimentos e baixou expectativas de receitas com a exportação de grãos. Isso elevou a insatisfação dos argentinos, que já estavam sob o impacto de reajustes nos preços das tarifas de energia e de transportes, congelados durante anos nas gestões de Néstor e Cristina Kirchner.

O resultado é uma inflação que está rodando acima de 2% e que, nos primeiros três meses do ano, foi de 6,7%. 

No campo político, o impopular aumento de tarifas provocou fissuras na coalizão política que sustenta Mauricio Macri, o que deixou investidores desconfiados sobre a capacidade de o presidente executar as transformações econômicas que prometeu.

Um exemplo é o avanço de um projeto de lei, proposto pela oposição mas com apoio de governistas, de limitar aumentos de tarifas.

Além disso, a desconfiança de investidores cresceu com a suspeita de que o banco central da Argentina esteja sofrendo influência política, desde que o governo decidiu rever a meta de inflação deste ano. 

Em dezembro, em um pronunciamento que uniu políticos e técnicos, o governo anunciou que a meta servia elevada de um intervalo de 8% a 12% para 15%. Em seguida, a autoridade monetária baixou as taxas de juros, em movimento contraindicado em um momento de inflação ascendente.

O economista Marcos Buscaglia, da consultoria Alberdi Partners, afirma que o pedido de socorro ao FMI gerou certo assombro entre estrangeiros, que buscam informações para tentar entender a crise argentina. 

Afinal, Macri é considerado um dos presidentes mais reformistas no poder hoje, aprovou mudanças na Previdência Social e já enviou ao Congresso proposta para alterar as regras trabalhistas.

"Há pouco mais de duas semanas, em encontro do FMI (Fundo Monetário Internacional) em Washington, a Argentina era um dos países-estrela, com investidores demonstrando interesse e otimismo com o país”, disse. 

A seu ver, a administração Macri cometeu erros, como a mudança da meta de inflação de maneira desastrada, além de dificuldades em fazer um ajuste fiscal mais duro, como forma alternativa aos juros para conter o aumento de preços.

“O peso se depreciou muito em janeiro e em um país dolarizado como a Argentina, as pessoas pensam em dólar, poupam em dólar e se assustam. Quando o dólar sobe, o argentino compra dólar [o que reforça o impulso de alta]”, diz. 

Segundo o economista Dante Sicca, da consultoria Abeceb, recorrer ao FMI dá força à economia argentina para resistir à corrida por dólares. Mas pode ter reações políticas negativas para Macri.

O governo Kirchner, lembra ele, vendeu a saída do país do fundo como uma espécie de “independência” financeira, após a grande crise de 2001. 

“Melhor que esse efeito sobre a opinião pública ocorra neste ano, e não no ano que vem, quando há eleições”, afirma. O peronismo da ex-presidente Cristina Kirchner aspira voltar ao poder e Macri tentará a reeleição.

Para Dante, o importante neste momento é estabilizar a cotação da moeda americana, para acalmar o argentino e evitar nova corrida ao dólar. Por ora, a principal pressão de saída vem de grandes estrangeiros e de não residentes, diz Dante. Mas pode engajar os argentinos.

“Assim que a volatilidade diminua, sai a angústia e as pessoas podem se planejar melhor, sabem o quanto têm que pagar nas tarifas e deixam de pensar nisso como um fantasma”, diz.

Em um segundo momento, afirma, a tarefa é recuperar a credibilidade na economia. 

“O urgente agora é frear a pressão, estabilizar o câmbio, e depois a tarefa é recuperar a credibilidade. Em parte confirmando a atual política econômica, e depois avaliando se vale a pena trocar algum ministro. Talvez não seja um bom sinal fazer uma troca neste momento, tem que avaliar assim que os mercados se estabilizem."

Buscaglia afirma que a primeira prova será no próximo dia 16, quando vence um volume elevado de contratos de câmbio no mercado financeiro argentino. 

Para os dois economistas, o risco de contágio no Brasil pelo lado financeiro inexiste, pois o país, ao contrário da Argentina, tem reservas e inflação baixa. Para o Brasil e os vizinhos da América Latina, o principal problema é comportamento dos preços das matérias-primas em um cenário de valorização global do dólar, além da incerteza eleitoral no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.