Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Grace Mendonça diz que AGU obteve 15 liminares contra a paralisação

AGU conta com cem advogados envolvidos diretamente e em regime de plantão

Letícia Casado
Brasília

A advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, disse nesta quinta-feira (24) que o governo federal obteve ajuizou 30 ações e obteve 15 liminares contra as manifestações dos caminhoneiros que paralisam estradas no país.

A AGU conta com cem advogados envolvidos diretamente e em regime de plantão no acompanhamento dessas ações.

“A cada rodovia que se tem notícia de bloqueio nós ajuizamos uma ação. Estamos no esforço concentrado de se tentar buscar uma única via para que a gente possa com um único comando intensificar de vez a situação”, disse Grace a jornalistas durante sessão do STF (Supremo Tribunal Federal).

 “As primeiras ações postulavam o desbloqueio das rodovias federais. Agora, pedimos também que se reconheça que a paralisação não é, de fato, legítima”, afirmou.

Segundo ela, a AGU está em contato com o ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, que se colocou “à inteira disposição para contribuir para a efetividade dessas decisões”.

“Todo o esforço do governo federal é no sentido de se efetivar o que restou decidido pela autoridade judicial”, acrescentou.

“A efetivação pode se dar sim por força policial, inclusive por determinação das próprias decisões judiciais. É possível que se dê sim através de um reforço policial. Mas toda essa articulação fica a cargo do ministro de segurança pública”, completou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.