Indústria de veículos do Brasil se preocupa com alta de juros na Argentina

Mercado argentino é responsável por mais de 70% das exportações brasileiras no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alberto Alerigi Jr.
São Paulo | Reuters

​As montadoras de veículos instaladas no Brasil estão preocupadas com o salto dos juros na Argentina, mercado que é responsável atualmente por mais de 70% das exportações brasileiras no setor.

O banco central da Argentina elevou na semana passada a taxa de juros do país para 40%, em medida para conter a desvalorização do peso ante o dólar e em meio aos esforços da autoridade monetária para atingir a meta de inflação de 15% para este ano. Foi a terceira alta dos juros da Argentina apenas em 2018.

Segundo o presidente da associação de montadoras de veículos do Brasil, Anfavea, Antonio Megale, nos próximos dois meses o setor vai ter mais claro quais serão os impactos dos juros argentinos sobre a demanda por veículos produzidos no Brasil.

De janeiro a abril, 75% das exportações brasileiras, de 253,4 mil veículos, foram para a Argentina, que por sua vez tem 70% de sua produção de veículos destinada ao Brasil.

"Por enquanto, [a alta dos juros na Argentina] não teve nenhum impacto, nenhum cancelamento, mas ainda é muito cedo para isso", disse Megale a jornalistas, se referindo aos embarques de veículos do Brasil para a Argentina.

Junto com o crescimento da demanda interna, as exportações brasileiras ajudaram a elevar a produção das montadoras no Brasil no primeiro quadrimestre em 20,7% sobre um ano antes, para 965,7 mil veículos.

"Nos preocupa o impacto que [a alta de juros na Argentina] poderá ter no nosso setor, deve impactar o financiamento dos produtos. Estamos olhando isso com bastante atenção porque a Argentina é parceiro comercial importantíssimo para o Brasil", disse Megale.

Segundo ele, a projeção da Anfavea para as vendas de veículos no mercado interno da Argentina é de 850 mil veículos em 2018 ante projeção da indústria do país vizinho de um volume próximo de 1 milhão de unidades.

Ele afirmou que a indústria brasileira vem buscando novos mercados neste ano para diversificar suas vendas externas, como o Oriente Médio, onde o Brasil já foi um importante fornecedor de veículos décadas atrás.

Atualmente a capacidade ociosa da indústria de veículos do Brasil é de 39%, bem abaixo dos mais de 50% do início de 2017, ano em que o setor interrompeu um ciclo de quatro anos de quedas nas vendas internas. Segundo os dados da Anfavea, a produção em abril cresceu na comparação anual pelo 18º mês consecutivo.

Megale afirmou que a Argentina ganhou mais importância para as exportações brasileiras neste ano porque o México está comprando menos do Brasil, em meio às discussões do país para reformulação do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), que está sendo exigida pelos Estados Unidos.

Na avaliação do presidente da Anfavea, o aumento dos juros na Argentina tem um lado positivo, pois sinaliza que Buenos Aires está agindo para combater a inflação em meio ao movimento de desvalorização do peso influenciado pela alta de juros nos EUA.

Em abril, a produção argentina de veículos subiu 21,4%, acumulando no quadrimestre expansão de 20,4% sobre o mesmo período de 2017, segundo dados da contraparte argentina da Anfavea, a Adefa. Enquanto isso, as exportações da Argentina de janeiro a abril subiram 31,4%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.