Descrição de chapéu Agora indústria

Indústria paulista abre 9.500 vagas em abril

Resultado positivo não empolga setor, que apostava em recuperação mais rápida da economia

Fernada Brigatti
São Paulo

O mês de abril foi positivo para os empregos da indústria paulista, com a criação de 9.500 postos de trabalho. Na comparação com março, a alta foi de 0,44%, segundo a pesquisa de emprego da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O saldo acumulado de janeiro a abril é de 32 mil vagas, avanço de 1,50% em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado, porém, não empolga o setor. O vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, afirmou, em nota, que o resultado está abaixo do esperado para o emprego na indústria.

“Apesar de este ser o segundo ano consecutivo em que o emprego em abril apresenta um resultado positivo, os dados estão aquém do esperado, com o nível de emprego industrial exibindo uma recuperação bastante lenta.”

Segundo Roriz, ainda há incertezas políticas, que podem ter prejudicado os resultados.

“Por conta ainda de um ambiente de incertezas no cenário político, e os elevados níveis dos spreads bancários [diferença entre a taxa de captação de recursos pelos bancos e o cobrado nos empréstimos aos consumidores], percebemos que há uma perda de fôlego no processo de retomada da atividade econômica.”

Entre os 22 setores da pesquisa, 13 ficaram positivos. Os destaques foram os produtos alimentícios, que geraram 5.817 vagas. O setor de derivados de petróleo e biocombustíveis abriu 1.435 postos de trabalho.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.