Descrição de chapéu Itaú

Itaú reduz previsão de crescimento do PIB para 2018 e 2019

O PIB do país deve crescer 2% e 2,8% em 2018 e 2019, respectivamente, contra 3% e 3,7% antes, diz banco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 
Agência do Itaú no Rio de Janeiro - Sergio Moraes-5.fev.2018
São Paulo

O Brasil deve crescer neste ano bem menos do que o previsto, segundo economistas do Itaú. O crescimento do PIB deve ser de 2%, em vez dos 3% até hoje estimados pelo departamento de pesquisa macroeconômica do banco.

No “mercado”, ainda se estima crescimento de 2,7% para este ano (trata-se da mediana das previsões mais recentes da centena de estimativas privadas compiladas todas as semanas pelo Banco Central e publicadas no boletim Focus).

Os economistas atribuem a revisão de perspectivas à perda de ritmo da economia no primeiro trimestre e a dúvidas maiores sobre o futuro das reformas.

Há “fraqueza disseminada na indústria”. O ritmo de recuperação do emprego frustrou estimativas; a taxa de desemprego deve ser maior do que a antes prevista no final deste 2018. Fatores da melhoria modesta da economia em 2017 desapareceram.

“O indicador de demanda doméstica também arrefeceu, com os fatores momentâneos que sustentaram o consumo em 2017 (alta real dos salários durante a queda da inflação, aumento da ocupação informal e saque das contas inativas do FGTS) perdendo efeito, e a criação de empregos formais, que deveria ser o principal fator para novas altas da massa salarial real em 2018, desacelerando”, escreveram os economistas em relatório divulgado nesta sexta-feira (11).

A desvalorização do real tende a prejudicar a recuperação, no curto prazo, na opinião dos economistas do Itaú, que também revisaram suas estimativas para o dólar. Previam taxa de câmbio de R$ 3,25 por dólar para o final do ano, projeção revisada hoje para R$ 3,50 por dólar.

A previsão para o crescimento de 2019 também foi rebaixada, de 3,7% para 2,8%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.