Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Ministério Público vai apurar possíveis crimes em atos de caminhoneiros

São Paulo

O MPF (Ministério Público Federal) trabalhar na busca de eventuais crimes federais e contra o consumidor que podem ter sido cometidos durante a paralisação dos caminhoneiros. 


Membros de comitê criado pela Procuradoria-Geral da República se reuniram com a Polícia Rodoviária, que passou mais de 700 autos de infração cometidos pelo país durante os bloqueios, com dados como local de ocorrência do fato, placa do veículo, CPF e nome do proprietário, e enquadramento da infração no Código Brasileiro de Trânsito.


 A investigação terá como foco a apuração de crimes como paralisação de trabalho de interesse coletivo; prática de atos que expõem a perigo ou tentam impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial, aérea ou por qualquer outro meio de transporte público; atentar contra a segurança ou funcionamento de serviços de utilidade pública como água e luz; ou desobedecer a ordem legal de funcionário público.


Também foram enviados às Procuradorias dos estados 48 inquéritos já instaurados pela Polícia Federal.
Para as Procuradorias de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram encaminhados denúncias de incitação ao crime, que pode gerar até 15 anos de prisão.


O MPF também atua junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para verificar a lista de empresas investigadas por participação ilícita no movimento grevista.

CONSUMIDOR


O comitê da MPF também se reuniu com Secretaria Nacional do Consumidor para apurar possíveis abusos contra o consumidor. As associações de supermercados já foram orientadas sobre as sanções em caso de cobrança de preços abusivos.


De acordo com o MPF, servidores dos Procons estão coletando dados sobre preços cobrados durante os protestos para comparar com os das semanas anteriores e verificar se cabe a aplicação de multas por práticas abusivas.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.