Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Na capital paulista, motoristas enfrentam filas à espera de combustível

Postos reabastecidos foram orientados para priorizar veículos de professores e profissionais da saúde

São Paulo

A prefeitura e o governo de São Paulo garantiram escolta e conseguiram abastecer 40 postos de gasolina na manhã desta terça-feira (29) na capital paulista. Em alguns locais, motoristas enfrentam filas para abastecer.

A orientação aos postos é priorizar o abastecimento de veículos de professores e de profissionais de saúde, além de outros serviços essenciais.

Consumidores comuns que chegarem aos locais, no entanto, também podem comprar gasolina ou álcool.

Os postos são de bairros como Jardim Paulista, Vila Nova Conceição, Butantã, Santo Amaro, Consolação, Bom Retiro, Cambuci, Água Rasa, Vila Cruzeiro, Interlagos e bosque da Saúde.

A reportagem identificou postos reabastecidos nas esquinas da rua Consolação com a rua Caio Prado e da rua Amaral Gurgel com a rua Major Sertorio, na região central; da rua Dr. Arnaldo com a Cardeal Arcoverde e da rua Heitor Penteado com a rua Borges de Barros, na Vila Madalena; da rua Cerro Corá com a São Gualter, zona Oeste; e da esquina da avenida Pedroso de Moraes com a avenida Faria Lima, na zona oeste. Um posto de combustível no km 30 da rodovia Castelo Branco sentido interior também foi reabastecido.

O posto na rua Amaral Gurgel, no centro, porém, cobrou R$ 6 pelo litro de etanol durante a madrugada desta terça e foi lacrado após clientes chamarem a polícia.

Motoristas abastecem em posto na região central
Policiais lacram bombas em posto na região central que cobrava R$ 6 pelo litro de etanol - Natália Portinari/ Folhapress

Já na esquina da rua Consolação com a Caio Prado, motoboys estão na fila há nove horas, desde as 23h de segunda-feira (28), para abastecer. "Até tinha gasolina, mas só para chegar em casa", diz Ricardo Alves, 34. "Estou cansado de dizer: o Brasil está virando Mad Max."

"Durante a madrugada começaram a abastecer em galões e a fila parou de andar, mas a polícia veio e proibiu", diz José Bonifácio, 56, taxista, que também está na fila desde às 23h.

Motoboys enfrentam fila para abastecer em posto na capital
Motoboys enfrentam fila para abastecer no centro da cidade - Natália Portinari/Folhapress

Na zona oeste, a CET organiza fila na rua dos Pinheiros para carros abastecerem num posto BR na esquina com a avenida Pedroso de Moraes. A fila é dupla e ocupa os dois lados do acostamento entre a avenida Faria Lima e a Pedroso. 

MOTORISTAS DORMEM NA FILA

Na madrugada motoristas dormiam dentro de carros em uma fila em um posto de combustível, na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo. Por volta das 3h30, havia uma fila de carros de mais de um quilômetro na avenida Francisco Morato. Frentistas disseram que os motoristas estavam no local desde a noite de segunda (28).

Muitos motoristas reclinaram os bancos dos veículos para dormir enquanto esperavam a chegada de algum caminhão tanque para entregar combustível.

No local, também havia carros trancados como se guardassem um lugar. Os frentistas observavam tudo sentados de braços cruzados.

O posto não recebe combustível desde a última quarta-feira (23), segundo os frentistas.

Mônica Bergamo, Natália Portinari e Martha Alves
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.