Descrição de chapéu embraer

Novo avião da Embraer sofre danos sérios, mas empresa mantém cronograma

Cargueiro KC-390 saiu da pista durante um teste no interior de São Paulo no sábado (5)

Avião KC-390
Avião KC-390, da Embraer exibido em evento na França - Pascal Rossignol-18.jun.17
Igor Gielow
São Paulo

A Embraer informou que o protótipo 001 de seu novo avião de transporte e reabastecimento aéreo, o KC-390, sofreu "danos extensos" em seus três trens de pouso após ter saído da pista durante um teste em solo ocorrido no sábado (5) na unidade de Gavião Peixoto (interior paulista).

Houve também danos à fuselagem do aparelho. Fotos feitas no local que circularam pela internet mostram os trens de pouso destruídos e rachaduras em pontos da estrutura do avião, que está em um terreno bem à frente da cabeceira da pista.

A Embraer não detalhou como o incidente ocorreu, mas confirma que será necessário transferir testes para o protótipo 002 e talvez para as duas aeronaves de série que já se encontram em fase avançada de montagem.

O prazo para a chamada Capacidade Final de Operação do avião está mantido para o quarto trimestre deste ano, quando os dois primeiros aviões deverão ser entregues para a Força Aérea Brasileira, a parceira de lançamento do KC-390.

A FAB investiu cerca de US$ 5 bilhões no desenvolvimento do cargueiro, que também é um avião de reabastecimento em voo, comprando 28 unidades da Embraer. Isso viabilizou o projeto, que já tem potenciais clientes externos, como Portugal e Nova Zelândia, e mira um nicho de 700 ou mais aviões nas próximas duas décadas.

Ele será concorrente direto do venerando C-130 Hércules, usado no mundo todo desde os anos 1950 e modernizado constantemente, mas de projeto antigo. O avião brasileiro tem sua campanha de marketing internacional feita pela Boeing, empresa que quer comprar a linha de aviação civil da Embraer em uma complexa negociação que está em curso desde o fim do ano passado.

O protótipo 001 já havia sofrido um outro incidente, bastante mais sério, em outubro passado. Ao perder sustentação durante um teste de seus limites sem ajuda de sistemas de descongelamento de asas, o avião caiu. A tripulação só conseguiu retomar o controle próximo do solo, a 300 metros de altura, e o avião só sofreu danos em carenagens externas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.