Descrição de chapéu Nubank

Nubank, fintech de cartões de crédito, lança 1ª campanha publicitária

Vídeo será exibido no canal da empresa no YouTube, em seu site e em redes sociais

Filipe Oliveira
São Paulo

O Nubank, empresa de cartões de crédito gerenciados por aplicativo, começa a exibir a partir desta segunda-feira (14) seu primeiro vídeo publicitário para divulgar a marca.

A campanha, versão do clipe de Elis Regina da canção "Como Nossos Pais", de autoria de Belchior, para o Fantástico, da TV Globo, em 1976, não vai passar na televisão.

O vídeo será exibido no canal da empresa no YouTube, em seu site e em redes sociais.

Durante o vídeo, trechos da música que descrevem o embate entre o cheiro de uma estação e o amor ao passado aparecem destacados na tela. A marca da empresa aparece apenas no fim da canção.

A escolha faz referência à postura desafiadora em relação aos bancos tradicionais adotada pela fintech (empresa iniciante de tecnologia financeira), que não tem agências e concentra sua comunicação com clientes pelos meios digitais.

A própria letra, porém, pode conter a armadilha para a jovem ousada.

Afinal, Elis canta que, apesar de tudo o que fizemos, "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais".

Quando a frase que dá título a música aparece na tela, é acompanhada de um ponto de interrogação.

Cristina Junqueira, cofundadora e vice-presidente da fintech Nubank, diz acreditar que a mudança, mais de 40 anos depois do clipe, agora veio para ficar.

"Perguntamos se é o passado mesmo que nós queremos. E acreditamos que não. Acreditamos que o próximo carro de muitos será um Uber, o próximo hotel um Airbnb", afirma Junqueira.

A cofundadora do Nubank diz também que a empresa preferiu lançar a campanha na internet, em vez de apostar na televisão, por considerar que a maior parte de seu público está conectada à rede mundial de computadores.

"Nosso cliente precisa ter um smartphone e um aplicativo. É diferente de um alimento que você pode comprar em qualquer lugar", diz Junqueira.

O Nubank tem atualmente cerca de 4 milhões de clientes de seu cartão, e recebeu mais de 16 milhões de solicitantes —os pedidos passam por análise de crédito antes da concessão do produto.

A empresa deve expandir em breve também o acesso a sua conta digital, por enquanto em testes com grupo reservado de clientes.

Junqueira diz que o movimento traz a perspectiva de aumentar rapidamente a quantidade de clientes da empresa no Brasil.

"Há cenários em que serão abertas 4 milhões de contas em seis meses", afirma a vice-presidente da fintech.

Segundo Junqueira, o vídeo faz parte da estratégia de apresentar o jeito novo da companhia de fazer as coisas no contexto desse lançamento de serviços bancários.

A fintech aposta também na campanha nas ruas para atrair novos clientes.

Painéis com frases da canção como "É você que ama o passado", "Há perigo na esquina" e "O novo sempre vem" foram instalados em pontos de grande movimentação da cidade de São Paulo, próximos a agências bancárias em avenidas como Brigadeiro Faria Lima e Paulista.

Até agora o crescimento da fintech havia sido orgânico —sem publicidade.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.