Odebrecht assina contrato de R$ 2,1 bi para porto privado no Espírito Santo

Previsão é de que o terminal empregue cerca de 2 mil pessoas quando for concluído

Sede da Odebrecht em São Paulo - Nacho Doce-9.abr.2018 / Reuters
São Paulo | Reuters

A Odebrecht Engenharia e Construção anunciou nesta quinta-feira (3) que assinou um memorando de entendimentos com a empresa privada Petrocity Portos para estudos de engenharia e construção de um porto marítimo na cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo.

Em comunicado, a empreiteira do grupo Odebrecht, que tem sofrido os efeitos da operação Lava Jato, que incluem dificuldades para assinatura de novos contratos de obras, afirmou que o projeto tem investimento previsto de 2,1 bilhões de reais.

O porto multimodal deve movimentar cargas como petróleo e gás, rochas ornamentais, movimentação de contêiners, além de carcaças de madeira e de celulose. O terminal ligará o norte e o noroeste do Espírito Santo ao sul da Bahia e ao leste e norte de Minas Gerais. O projeto terá aporte de recursos privados.  

A previsão é de que as obras comecem no primeiro trimestre de 2019 e sejam concluídas na segunda metade de 2021. A previsão é de que o terminal empregue cerca de 2 mil pessoas quando estiver operacional.

O documento assinado entre as empresas assegura que, em contrapartida pelo desenvolvimento dos estudos de engenharia, a construtora terá exclusividade na execução das obras do empreendimento.

Apesar de localizado no Sudeste do país, o porto contará com benefícios fiscais garantidos a empresas sob área de supervisão da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

"A expertise da Odebrecht será fundamental para garantir a execução deste complexo, que irá impulsionar a economia de cidades do interior destes três Estados", afirmou em nota José Roberto da Silva, diretor da Petrocity.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.