Petróleo perto de US$ 80 deve impactar demanda global, alerta IEA

Petróleo subiu 51% no último ano, por cortes na produção e, neste mês, pela preocupação com o Irã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Plataforma de petróleo na Noruega - Nerijus Adomatis/Reuters
Reuters

A demanda global por petróleo deverá se moderar neste ano, já que o preço do barril está próximo dos US$ 80 e muitas nações importadoras não oferecem mais subsídios generosos aos combustíveis, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta quarta-feira.

A IEA, com sede em Paris, reduziu sua previsão de crescimento da demanda global para 1,4 milhão de barris por dia em 2018, ante uma estimativa anterior de 1,5 milhão de bpd.

O petróleo subiu 51% no último ano, impulsionado por cortes coordenados na produção e, neste mês, pela preocupação com a oferta do Irã, depois que os Estados Unidos disseram que voltarão a impor sanções sobre Teerã por causa de suas atividades nucleares.

“Seria extraordinário se um salto tão grande não afetasse o crescimento da demanda, especialmente porque os subsídios para usuários finais foram reduzidos ou cortados em várias economias emergentes nos últimos anos”, disse a IEA.

Os estoques de petróleo nos países mais ricos do mundo, os mais transparentes e fáceis de serem rastreados, caíram 1 milhão de barris abaixo da média de cinco anos, o nível alvo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus parceiros, enquanto o cartel restringe a produção pelo segundo ano.

“Por enquanto, a paisagem geopolítica em rápida mudança irá desviar a atenção dos estoques, enquanto produtores e consumidores consideram como limitar a volatilidade no mercado de petróleo”, disse a IEA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.