Por telefone, Xi diz a Trump que China e EUA devem resolver disputas comerciais

Trump ligou para o presidente chinês; há previsão de nova rodada de negociações entre os países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, discutiram questões comerciais nesta terça-feira (8), após autoridades de ambas as potências não conseguirem chegar a um consenso sobre tarifas na semana passada. Há previsão de nova rodada de negociações na próxima semana em Washington.

Trump deu um tom positivo ao anunciar que ligaria para Xi nesta terça, chamando o presidente chinês de "meu amigo" e prometendo, em um post no Twitter, que coisas boas vão acontecer no comércio.

A televisão estatal chinesa disse que Xi disse a Trump que as relações entre EUA e China estavam em uma fase importante.

"Eu atribuo grande importância às relações bilaterais e prezo o bom relacionamento de trabalho com o sr. Presidente", disse Xi.

Em um comunicado após a convocação, a Casa Branca informou que o presidente dos EUA "afirmou seu compromisso em garantir que as relações comerciais e de investimento entre os Estados Unidos e a China sejam equilibradas e beneficiem empresas e trabalhadores americanos".

De acordo com a mídia estatal chinesa, Xi disse a Trump que os dois países devem se esforçar para encontrar uma maneira de resolver adequadamente as disputas comerciais.

Xi afirmou que as relações comerciais e econômicas sempre foram o lastro e a propulsão das relações EUA-China. Ele descreveu as negociações da semana passada como "francas, eficientes e construtivas".

"As equipes dos dois lados podem manter a comunicação e se esforçar para encontrar formas adequadas de resolver problemas e alcançar resultados em que todos saiam ganhando", disse Xi.

Mais cedo, o Brasil e mais 40 países apresentaram um manifesto à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a guerra comercial.

Na semana passada, uma delegação de sete membros dos EUA retornou a Washington e informou Trump sobre a reunião com a cúpula chinesa.

Negociadores americanos, liderados pelo secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, divulgaram uma longa lista de demandas.

O principal funcionário econômico da China, o vice-primeiro-ministro Liu He, deve visitar Washington na semana que vem para retomar as negociações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.