Descrição de chapéu Nasa

Uber se alia a Exército dos EUA para testar tecnologia para carros voadores

Empresa anunciou também parceria com a NASA para programa de mobilidade aérea

Modelo de veículo aéreo conceitual, o eVTOL da Uber, mostrado em conferência anual da empresa - Robyn Beck/AFP
Detroit | Reuters

Uber disse nesta terça-feira (8) que vai trabalhar com o Exército dos Estados Unidos para avançar a pesquisa sobre tecnologia de rotor silencioso que poderia ser usado em futuros carros voadores ou aeronaves militares.

A aliança destaca os esforços intensificados da Uber e de outras empresas para transformar os carros voadores de um conceito de ficção científica em realidade para moradores de grandes cidades congestionadas.

A Uber e o Comando de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia do Exército dos EUA esperam investir US$ 1 milhão para desenvolver e testar protótipos para um sistema de rotor que seria usado em um veículo vertical de decolagem e pouso.

O sistema teria dois rotores um sobre o outro, girando na mesma direção sob o comando de um software sofisticado. Essa abordagem, que a Uber e o Exército dos EUA disseram que não havia sido implantada em uma aeronave de produção até agora, poderia levar a uma operação mais silenciosa do que os sistemas convencionais de rotores sobrepostos.

"Obter um nível de ruído ultrabaixo é um dos obstáculos críticos" para a implantação de táxis aéreos em áreas urbanas, disse Rob McDonald, diretor de engenharia de veículos da Uber Elevate, operação de carros voadores da empresa.

O Exército dos EUA quer desenvolver uma nova geração de drones não tripulados que não precisam de pistas e são mais silenciosos do que os drones atuais, disse Jaret Riddick, diretor da área de Tecnologia de Veículos do Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA.

O Exército norte-americano está cada vez mais se voltando para parcerias com empresas privadas para pesquisa em tecnologia avançada, disse Riddick.

A Uber está planejando mais alianças com agências governamentais, já que pretende lançar protótipos de táxis aéreos até 2020, disse Mark Moore, diretor de engenharia e sistemas de aeronaves da Uber e ex-pesquisador da Nasa.

A empresa de transporte por aplicativo já tem uma parceria com a agência espacial do governo dos EUA (Nasa), para desenvolver software para gerenciar grandes números de aeronaves nas cidades, disse Moore.

PARCEIRA COM A NASA

A Uber assinou acordo com a agência espacial norte-americana NASA para explorar conceitos e tecnologias necessárias para o transporte de passageiros e de carga aérea dentro de uma área urbana.

Este é o segundo acordo da Uber com a agência espacial. Como parte do pacto, a empresa irá compartilhar dados relacionados aos seus esforços para construir táxis voadores em 2020 para o desenvolvimento do programa de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês) da NASA.

"Usando dados da Uber, a NASA usará seu centro de pesquisa no aeroporto de Dallas-Fort Worth (DFW) para simular um pequeno avião de passageiros enquanto voa pelo espaço aéreo DFW durante o pico de tráfego aéreo programado e analisar se essas operações provocariam advertências de colisão de tráfego", disse a empresa  em um comunicado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.