O papel cada vez mais importante da tecnologia na criação e propagação de notícias será destaque do encontro anual da Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra, na sigla em inglês), que começou nesta quarta (6) em Cascais, em Portugal.
O evento discute como a inteligência artificial pode impactar o jornalismo de agora em diante.
A opção da Folha de deixar de publicar seu conteúdo no Facebook será um dos assuntos do congresso. O editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila, irá comentar as razões que levaram à saída da rede social, efetivada em 8 de fevereiro de 2018.
A decisão da Folha, maior jornal brasileiro no Facebook, com quase 6 milhões de seguidores, repercutiu em todo o mundo. As críticas ao tratamento dado pela rede social ao jornalismo profissional seguem com interesse crescente entre os editores.
O debate do qual participará Dávila terá ainda Grzegorz Piechota, pesquisador da Harvard Business School e da Universidade de Oxford, e
Claudia Gurfinkel, responsável por parcerias de notícias do Facebook na América Latina.
A mediação será de Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo português Impresa.
Um dos pontos do encontro mundial de editores é a sustentabilidade nos modelos de negócio no jornalismo. Estratégias sobre pagamento de conteúdo serão debatidas pela vice-presidente do Washington Post, Miki Toliver King, e por Sophie Gourmelen, publisher do Le Parisien.
No domínio do jornalismo impresso, o congresso irá analisar as recentes mudanças no design de grandes veículos, como The Guardian, e ainda discutir a sustentabilidade e a adaptação do modelo de publicidade dos jornais de todo o mundo.
Debates sobre liberdade de expressão, futuro do jornalismo e impacto das novas tecnologia completam a programação dos três dias do evento.
O posicionamento digital do jornalismo brasileiro frente à crise será o tema de um painel, com a participação de Guilherme Cunha Pereira, CEO da Gazeta do Povo, do Paraná, e de Alan Gripp, diretor de Redação de O Globo.
Andiara Petterle, vice-presidente de produtos e operações da RBS, e Isabel Amorim Sicherle, diretora comercial da editora Abril, também falarão no encontro.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.