Conselho da Petrobras elege Ivan Monteiro como presidente-executivo

Engenheiro também ocupará o cargo de Conselheiro de Administração

Rio de Janeiro | Reuters

O Conselho da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (4) o nome de Ivan Monteiro como novo presidente-executivo da estatal.

Em comunicado, a estatal afirma que Monteiro também foi nomeado para o cargo de conselheiro de administração da Petrobras até a próxima Assembleia de Acionistas.

O mandato de Monteiro vai até 26 de março de 2019, mesmo prazo da gestão dos demais membros da Diretoria Executiva.

O engenheiro também acumulará o cargo de diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores até a escolha de um novo profissional para a função.

Ivan monteiro usa terno preto com gravata azul e camisa branca. Ele também está com óculos de grau quadrado, com armação preta
Ivan Monteiro deve ocupar o posto de presidente da Petrobras até o dia 26 de março de 2019 - Alan Santos/PR/Folhapress

Monteiro havia sido aprovado pelo conselho da companhia como presidente interino na sexta-feira (1°), mesmo dia em que Pedro Parente renunciou ao cargo, em meio a fortes discussões e pressões políticas relacionadas a sua política de preços dos combustíveis.

A escolha de Monteiro como efetivo pelo presidente Michel Temer, anunciada também na sexta-feira, foi bem recebida pelo mercado financeiro. Nesta segunda-feira, as ações preferenciais da Petrobras fecharam em alta de quase 8,5%, após tombo de cerca de 15% no pregão de sexta, com analistas repercutindo positivamente a indicação.

Monteiro foi um nome forte na gestão de Parente, responsável por implementar diretrizes financeiras do atual plano de negócios da companhia, que trouxeram melhorias para indicadores financeiros nos balanços trimestrais da empresa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.