CVM abre novo processo contra controladores da JBS

Processo será somado à lista de 8 investigações, 3 processos e 2 inquéritos ligados ao tema

Nicola Pamplona
Rio de Janeiro

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu novo processo contra os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS. Desta vez, os dois são acusados de infringir restrição de voto, em assembleia, em temas que beneficiem o controlador da companhia.

Os dados do processo ainda não são públicos. O objeto da ação, porém, não consta da lista de investigações e processos abertos contra os controladores da JBS após a delação premiada dos irmãos Batista – a CVM tem uma lista de oito investigações, três processos e dois inquéritos relacionados ao tema.

O novo processo foi aberto no dia 26 de abril e, no momento, está aguardando defesa dos acusados. Segundo a CVM, os dois são acusados, na qualidade de acionistas e administradores da companhia, pelo descumprimento do parágrafo 1º do artigo 115 da Lei 6404/76.

O parágrafo diz que o acionista não poderá votar em deliberações de assembleia de acionistas relativas a laudo de avaliação de bens para a formação do capital social, à aprovação de suas contas nem em outros temas que possam beneficiá-lo ou que representem conflito de interesses.

Os controladores da JBS são acusados por minoritários de conflito de interesses em decisões tomadas em assembleias após a colaboração premiada de seus controladores, que confessaram o pagamento de propinas a autoridades. 

Principal acionista individual da companhia, o BNDES chegou a pedir à Justiça liminar para que eles fossem proibidos de votar em assembleia realizada em agosto de 2017, na qual seria discutida a responsabilidade dos gestores por prejuízos causados à empresa nos casos relatados na delação. A disputa foi vencida pelos irmãos Batista, que suspenderam a assembleia com outra liminar.

Procurados, a JBS e os irmãos Batista disseram que não irão comentar.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.