Distribuidores de aço plano têm queda de 16% nas vendas em maio, diz Inda

Segundo entidade, importações em maio caíram 1,2%

As vendas de aços planos por distribuidores do país caíram 15,8% em maio sobre o mesmo período do ano passado, para 203 mil toneladas, impactadas pela paralisação dos caminhoneiros autônomos, informou nesta terça-feira (19) a associação que representa o setor, Inda.

Na comparação com abril, as vendas recuaram quase 10%, acumulando em abril e maio o volume de 428 mil toneladas, uma queda ante as 455 mil toneladas comercializadas no mesmo período do ano passado.

As manifestações dos caminhoneiros paralisou as principais rodovias do país nas duas últimas semanas de maio, prejudicando a entrega de insumos a usinas siderúrgicas e a movimentação de produtos do setor.

De acordo com o Inda, os estoques de aços planos nos distribuidores atingiram 947,3 mil toneladas ao final de maio, suficientes para 4,7 meses de vendas, nível considerado elevado pelo setor. Na comparação com abril, o volume dos inventários subiu 2,3% no mês passado.

A entidade afirmou que as importações de aço plano em maio caíram 1,2% sobre um ano antes, para 110,5 mil toneladas, mas subiram 13,2% ante o volume apurado em abril.

Para junho, o Inda estima que as vendas dos distribuidores subam cerca de 15% ante o desempenho de maio.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.