Empréstimos a empresas devem cair 2% em 2018, diz BC

Autoridade monetária revisou expansão do crédito de 3,5% para 3% neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Banco Central projeta nova queda no estoque de crédito a empresas em 2018, mostram dados divulgados pela autoridade monetária nesta terça-feira (12).

Segundo dados da autoridade monetária, a perspectiva é que a carteira de crédito para pessoas jurídicas encolherá 2% neste ano. No ano passado, a queda havia sido de 6,7% na comparação com 2016.

Os dados são nominais, ou seja, não levam em conta o impacto da inflação do período.

No caso de consumidores, a expectativa é de uma alta de 7,5%, uma expansão acima dos 5,7% registrados em 2017.

A carteira total de crédito do sistema financeiro brasileiro deve crescer 3% neste ano, e não mais 3,5%, segundo a projeção do BC feita no Relatório de Economia Bancária.

De acordo com a autoridade monetária, a retração nos empréstimos a empresas se dá por causa da queda no chamado crédito direcionado, que inclui empréstimos imobiliários, BNDES e rural. 

"Essas operações seguirão sendo influenciadas pelo processo significativo de desalavancagem financeira das empresas, pelo maior dinamismo do mercado de capitais e dos fluxos de captações externas e pela modificação no custo relativo do crédito direcionado, com repercussões sobre a demanda de recursos no SFN", diz o BC no relatório.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.