Google aposenta as marcas DoubleClick e AdWords

Sua ferramenta básica para anúncios agora será chamada Google Ads

Sede do Google em Mountain View, na Califórnia
Sede do Google em Mountain View, na Califórnia - Jeff Chiu/Associated Press
Nova York | Reuters

O Google anunciou nesta quarta-feira (27) a maior mudança de marca de seu software de publicidade, retirando as marcas DoubleClick e AdWords para simplificar os pontos de entrada para anunciantes e vendedores de anúncios.

Os executivos do Google disseram que suas taxas não estão mudando, e serviços não estão se fundindo. A empresa manterá o AdSense e o AdMob para tecnologias de vendas de anúncios voltadas para pequenos sites e desenvolvedores de aplicativos móveis, respectivamente.    

Mas sua ferramenta básica para anúncios agora será chamada Google Ads, com acesso ao inventário na pesquisa do Google, seu serviço de vídeo YouTube, a loja de aplicativos do Google Play e 3 milhões de parceiros.

A interface padrão do Google Ads será simplificada, disseram os executivos, com a automação alimentando o projeto de anúncios e decidindo onde eles devem ser executados.    

O software para compradores de anúncios será chamado de Google Marketing Plataform. O Google Ads Manager será uma ferramenta complementar para grandes vendedores.    

Brian Wieser, analista financeiro que acompanha empresas de publicidade para a Pivotal Research, disse que os serviços do Google geram muita confusão entre pessoas não imersas na indústria. 

O AdWords foi lançado em 2000 para colocar anúncios de texto na pesquisa. O Google adquiriu o software de publicidade DoubleClick em 2008.    

Mas o aumento de preocupações com privacidade e monopólio no ano passado levaram críticos do Google a pedir que reguladores antitruste dividam o negócio de publicidade do Google, que tem um forte apoio em quase todos os elos da indústria.     

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.