Motorista de carro autônomo da Uber assistia a The Voice antes de acidente fatal

Relatório da polícia diz que motorista olhou para baixo por sete dos 22 minutos antes da colisão

Imagem da rede de televisão ABC mostra a cena após o acidente com o carro autônomo
Imagem da rede de televisão ABC mostra a cena após o acidente com o carro autônomo - Reprodução/Associated Pres
San Francisco | Reuters

A polícia de Tempe, nos Estados Unidos, disse que as provas mostraram que a motorista ao volante de um carro autônomo da Uber estava distraída e assistia a um programa de televisão até o acidente fatal de março, que abalou a industria de veículos autônomos.

Um relatório do Departamento de Polícia de Tempe, divulgado na quinta-feira (21), disse que a motorista Rafaela Vasquez olhou para baixo várias vezes e não para a estrada, voltando sua atenção para a direção meio segundo antes do carro atingir Elaine Herzberg, de 49 anos, que atravessava a rua à noite.

Segundo o relatório, Vasquez pode enfrentar acusações de homicídio culposo, mas não está claro se ela será acusada. A polícia disse que, com base em testes, o acidente era totalmente evitável se Vasquez estivesse prestando atenção.

A polícia obteve registros do Hulu, serviço online para transmissão de programas de TV e filmes, que mostrou que a conta de Vasquez reproduziu o programa "The Voice" na noite do acidente por cerca de 42 minutos, terminando às 21h59, que coincide com o momento aproximado da colisão, diz o relatório.

Vasquez não pôde ser contatada imediatamente para comentar e não foi possível localizar seu advogado. A Uber não se manifestou.

A polícia disse que uma revisão de vídeo de dentro do carro mostrou que Vasquez estava olhando para baixo durante a viagem, e seu rosto parecia reagir e mostrar um sorriso ou rir em vários momentos durante o tempo em que ela olhava para baixo. O relatório mostrou que ela "estava distraída e olhando para baixo" por cerca de sete dos quase 22 minutos antes da colisão.

Segundo um relatório do Conselho Nacional de Segurança no Transporte, que também investiga o acidente, Vasquez disse a investigadores federais que estava monitorando a interface do carro e que seus telefones não foram usados até depois do acidente. O relatório mostrou que a Uber desativou o sistema de frenagem de emergência do Volvo, e Vasquez começou a frear menos de um segundo depois de atingir Herzberg.

O acidente criou desconfiança nos carros autônomos, levando aUber a encerrar seu programa de testes desses veículos no Arizona. A empresa disse que planeja iniciar testes em outros lugares no fim até o início de 2019, embora em algumas cidades tenha que primeiro conquistar reguladores cada vez mais cautelosos.

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