Concessionária de Florianópolis adianta obra e visa outros aeroportos

Executivo da Zurich Airport na América Latina reafirma interesse em comprar Viracopos

Joana Cunha
São Paulo

Um semestre após assumir as operações do Floripa Airport (aeroporto internacional de Florianópolis), concedido no ano passado, a concessionária Zurich Airport, anunciou nesta terça-feira (24) que vai antecipar a abertura do novo terminal catarinense, e que mantém o interesse em outros aeroportos brasileiros que virão na próxima rodada de concessões. 

O interesse no Brasil permanece, a despeito do desapontamento que a companhia teve em sua outra experiência no país, como sócia do aeroporto de Confins (MG), que fica a 38 km de Belo Horizonte. No ano passado, ela foi surpreendida com a notícia da reabertura do aeroporto de Pampulha, localizado na capital mineira --um empreendimento capaz de impor forte concorrência, levando cerca de 20% do tráfego de Confins, segundo Stefan Conrad, presidente da operação da companhia na América Latina.    

"Falando como investidor, o que você precisa em um país é estabilidade no aspecto político e regulatório. Se as regras mudam durante o jogo, isso afasta o investidor. E nós sentimos que Pampulha mudou o jogo", disse Conrad. 

Apesar disso, o executivo afirmou que está atento às ofertas de empreendimentos que serão levados à próxima rodada de concessões, prevista para dezembro, quando  serão leiloados 13 aeroportos em blocos. 

Na conversa com jornalistas nesta terça, o executivo também reafirmou o interesse na aquisição do aeroporto de Viracopos, que entrou em recuperação judicial e aguarda uma solução. Além da alternativa frustrada de fazer um distrato amigável para devolver o aeroporto ao governo, Viracopos estuda a venda e já teve a manifestação de interesse da Zurich, em parceria com a gestora IG4 Capital, neste ano. Conrad, porém, colocou um prazo para a negociação. "Se não tivermos uma solução até o fim de 2018, vamos repensar", disse Conrad.      

O plano de recuperação judicial de Viracopos será protocolado na sexta-feira (27). 

A abertura do novo terminal do Floripa Airport será antecipada para agosto de 2019. O contrato prevê a inauguração até outubro de 2019.

A Zurich Airport assumiu as operações do empreedimento em janeiro deste ano. 

Com investimentos de R$ 550 milhões, o novo terminal terá 49 mil metros quadrados, espaço quatro vezes maior que o atual, e dez pontes de embarque, estrutura que não existe ainda no aeroporto. O terminal terá capacidade para receber 8 milhões de passageiros por ano.

Serão dois andares, um para embarque e o outro para desembarque, e estacionamento com cerca de 2.500 vagas. 

O terminal já existente em Florianópolis é deficitário e tem estrutura para receber 2 milhões de passageiros por ano e hoje opera com o dobro da capacidade, segundo a Zurich.  No ano passado, foram 3,8 milhões de passageiros. Os investimentos no terminal atual são de apenas R$ 5 milhões.

Na semana passada, foi inaugurada no local uma nova sala de espera e uma sala executiva, elevando em 50% a área de embarque, que, segundo a empresa, era a principal reclamação dos passageiros. 

Quando assumiu, em janeiro, a concessionária aumentou a área de inspeção de segurança. Desde então, os banheiros e a área comercial também foram reformados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.