Um semestre após assumir as operações do Floripa Airport (aeroporto internacional de Florianópolis), concedido no ano passado, a concessionária Zurich Airport, anunciou nesta terça-feira (24) que vai antecipar a abertura do novo terminal catarinense, e que mantém o interesse em outros aeroportos brasileiros que virão na próxima rodada de concessões.
O interesse no Brasil permanece, a despeito do desapontamento que a companhia teve em sua outra experiência no país, como sócia do aeroporto de Confins (MG), que fica a 38 km de Belo Horizonte. No ano passado, ela foi surpreendida com a notícia da reabertura do aeroporto de Pampulha, localizado na capital mineira --um empreendimento capaz de impor forte concorrência, levando cerca de 20% do tráfego de Confins, segundo Stefan Conrad, presidente da operação da companhia na América Latina.
"Falando como investidor, o que você precisa em um país é estabilidade no aspecto político e regulatório. Se as regras mudam durante o jogo, isso afasta o investidor. E nós sentimos que Pampulha mudou o jogo", disse Conrad.
Apesar disso, o executivo afirmou que está atento às ofertas de empreendimentos que serão levados à próxima rodada de concessões, prevista para dezembro, quando serão leiloados 13 aeroportos em blocos.
Na conversa com jornalistas nesta terça, o executivo também reafirmou o interesse na aquisição do aeroporto de Viracopos, que entrou em recuperação judicial e aguarda uma solução. Além da alternativa frustrada de fazer um distrato amigável para devolver o aeroporto ao governo, Viracopos estuda a venda e já teve a manifestação de interesse da Zurich, em parceria com a gestora IG4 Capital, neste ano. Conrad, porém, colocou um prazo para a negociação. "Se não tivermos uma solução até o fim de 2018, vamos repensar", disse Conrad.
O plano de recuperação judicial de Viracopos será protocolado na sexta-feira (27).
A abertura do novo terminal do Floripa Airport será antecipada para agosto de 2019. O contrato prevê a inauguração até outubro de 2019.
A Zurich Airport assumiu as operações do empreedimento em janeiro deste ano.
Com investimentos de R$ 550 milhões, o novo terminal terá 49 mil metros quadrados, espaço quatro vezes maior que o atual, e dez pontes de embarque, estrutura que não existe ainda no aeroporto. O terminal terá capacidade para receber 8 milhões de passageiros por ano.
Serão dois andares, um para embarque e o outro para desembarque, e estacionamento com cerca de 2.500 vagas.
O terminal já existente em Florianópolis é deficitário e tem estrutura para receber 2 milhões de passageiros por ano e hoje opera com o dobro da capacidade, segundo a Zurich. No ano passado, foram 3,8 milhões de passageiros. Os investimentos no terminal atual são de apenas R$ 5 milhões.
Na semana passada, foi inaugurada no local uma nova sala de espera e uma sala executiva, elevando em 50% a área de embarque, que, segundo a empresa, era a principal reclamação dos passageiros.
Quando assumiu, em janeiro, a concessionária aumentou a área de inspeção de segurança. Desde então, os banheiros e a área comercial também foram reformados.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.