Descrição de chapéu Financial Times

Bloomberg fecha com parceiro de dados de mercado da rival Thomson Reuters

Plataforma BrokerTec mostrará taxas de juros de referência dos títulos do Tesouro americano

Financial Times

A Bloomberg quer reforçar seu controle sobre as informações quanto a preços para as empresas emissoras no mercado de títulos de dívida empresariais, que movimenta US$ 8 trilhões ao ano, depois de conquistar a adesão de uma companhia que fornecia dados à rival Thomson Reuters.

A plataforma de operações BrokerTec começará a fornecer dados à Bloomberg para um novo serviço em seus onipresentes terminais, que mostrará as taxas de juros de referência dos títulos do Tesouro americanos, dos swaps de taxas de juros e de outros instrumentos, de acordo com pessoas informadas sobre os planos.

Teclado do terminal da Bloomberg usado por operadores e técnicos da Bolsa de Valor - AFP

O objetivo é roubar participação de mercado à famosa página 19901 da Thomson Reuters, na qual participantes do mercado podem obter informações vitais para estabelecer os preços de títulos de dívida empresariais e outros produtos.

O desafio chega em um momento delicado para a Thomson Reuters, depois da aquisição de uma participação majoritária na unidade financeira e de riscos da empresa pelo grupo de capital privado Blackstone.

A nova página de referência da Bloomberg sobre taxas de juros será produzida com base em transações em duas plataformas eletrônicas de operações.

O domínio da Thomson Reuters como página de referência para as taxas de juros denominadas em dólares americanos surgiu duas décadas atrás. Conhecido como 19901 em razão da página do terminal Thomson Reuters Eikon em que os dados são postados, o serviço recentemente vinha obtendo seus dados de transações com títulos do Tesouro americano da BrokerTec e as informações sobre swaps de taxas de juros da ICAP, instituição de serviços financeiros.

O acordo triplo vence em 29 de julho, e só a ICAP o renovou.

A Thomson Reuters planeja usar dados sobre títulos do Tesouro fornecidos pela Dealerweb, operada pela Tradeweb Markets, da qual a Thomson Reuters é acionista majoritária. A BrokerTec continuará a fornecer dados sobre títulos do Tesouro à Thomson Reuters, mas não será mais parte do serviço 19901 sobre taxas de referência.

"Nossos clientes continuarão a ter acesso ao mesmo serviço e aos dados confiáveis que sempre receberam de nós", disse um porta-voz da Thomson Reuters.

Operadores dizem que a influência da página 19901 sobre o mercado caiu um pouco durante os últimos anos por conta de reformas no mercado de swaps de taxas de juros que foram instituídas depois de acusações de que um indicador de referência que costumava ser muito usado no segmento estava sendo manipulado por operadores.

As autoridades regulatórias impuseram punições a muitos bancos, entre as quais multas ao JPMorgan e ao Deutsche Bank, em razão desse caso, alguns meses atrás.

A Dealerweb tem uma participação de mercado de cerca de 5%, ante 80% para a BrokerTec. O serviço da Bloomberg entrará em operação em 30 de julho, assim que expirar o contrato da empresa com a Thomson Reuters.

"Nosso objetivo é oferecer aos clientes os dados mais líquidos e abrangentes sobre títulos do Tesouro dos Estados Unidos no mercado, pelo método de entrega mais útil para as necessidades individuais deles", disse Kevin Taylor, diretor executivo da NEX Data, a controladora da BrokerTec.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.