Carrefour Brasil manterá expansão da rede Atacadão

Lucro global da marca francesa no primeiro semestre cresceu 5,8%

O Carrefour Brasil espera manter o crescimento mais acelerado das vendas em mesmas lojas da rede Atacadão, com um cenário inflacionário mais favorável a partir de julho dando impulso à receita no segundo semestre, disseram nesta quinta-feira (26) executivos da companhia.

"Vínhamos de um ambiente extremamente deflacionado, então esperamos que essa equalização nos ajudará e dará impulso em termos de receita e vendas mesmas lojas", disse o presidente do Atacadão, Roberto Müssnich, em teleconferência com analistas sobre o balanço do segundo trimestre.

Supermercado Atacadão, do Grupo Carrefour
Supermercado Atacadão, do Grupo Carrefour - Guilherme Lara Campos/Folha Imagem

Na véspera, o Carrefour Brasil anunciou uma alta de 47% no lucro líquido do segundo trimestre, para R$ 440 milhões, apoiado principalmente em expansão das vendas do Atacadão e nos efeitos causados pela queda da dívida do grupo e dos juros da economia.

O Atacadão inaugurou dez novas lojas no primeiro semestre e já iniciou obras para outras dez a serem abertas até o fim de 2018, adicionando este ano um total de 120 mil metros quadrados à área de vendas e gerando mais de 5.000 novos postos de trabalho em todo o país, afirmou Müssnich.​

Desempenho Global

O Carrefour teve aumento acima do esperado, de 5,8%, no lucro operacional do primeiro semestre, ajudado por operações internacionais que minimizaram a fraqueza no mercado da França.

O lucro operacional do grupo somou € 597 milhões (R$ 2,6 bilhões), acima da média de expectativas de analistas, de € 523 milhões (R$ 2,2 bilhões), segundo pesquisa conduzida pela Inquiry Financial.

Na França, porém, o lucro operacional caiu 44,8%, para € 110 milhões (R$ 479 milhões) no primeiro semestre

Logo do Carrefour em loja em Paris
Carrefour tem alta em lucro apoiado em unidades internacionais - REUTERS

O grupo anunciou em janeiro um plano de reestruturação para cortar custos e empregos, impulsionar investimento em comércio eletrônico e buscar parceria na China com a companhia de tecnologia Tencent, em um esforço para elevar lucro e vendas e lidar com a concorrência produzida pela norte-americana Amazon.

Os cortes de custos alcançaram € 520 milhões (R$ 2,2 bilhões) no primeiro semestre e o fluxo de caixa livre subiu em € 418 milhões (R$ 1,8 bilhão), informou o Carrefour.

"O início acelerado do plano Carrefour 2022 reforça nossa confiança na capacidade da companhia em se transformar rapidamente e em profundidade. Confirmamos as metas para 2020 e 2022", disse o presidente-executivo da companhia francesa, Alexandre Bompard, que está há um ano no cargo.

As ações do Carrefour, porém, acumulam queda de 36 por cento desde que Bompard assumiu o comando do grupo varejista em 18 de julho do ano passado.

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