Carrefour Brasil tem lucro líquido de R$ 440 milhões no 2º trimestre

Atacadão teve crescimento de quase 20% no Ebitda

São Paulo | Reuters

O Carrefour Brasil teve lucro líquido de R$ 440 milhões no segundo trimestre deste ano, alta de 47% em relação ao mesmo período de 2017. Desempenho da rede foi apoiado na expansão das vendas do atacarejo

Reuters

e nos efeitos causados pela queda da dívida do grupo e dos juros da economia.

O resultado mostrou semelhanças com a principal rival, o grupo Pão de Açúcar, que nesta terça-feira (24) divulgou lucro líquido de segundo trimestre quase cinco vezes maior que um ano antes, com forte expansão na receita das operações do Assaí e ganhos com reversões de provisões tributárias. 

Segundo o balanço do grupo Carrefour Brasil, o Atacadão teve crescimento de quase 20% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado no segundo trimestre sobre um ano antes, para R$ 593 milhões.

A empresa afirmou que a unidade, cujas lojas possuem grandes estoques de produtos, não sofreu "impacto significativo" decorrente da greve dos caminhoneiros.

Porém, a greve e a Páscoa no começo de abril, que antecipou as compras da época para o final do primeiro trimestre ante o ocorrido no ano passado, atingiram a divisão que reúne supermercados. O Ebitda ajustado da unidade caiu quase 38%, para R$ 161 milhões. "Metade dessa diminuição veio do efeito calendário da Páscoa e do impacto da greve dos caminhoneiros", afirmou o Carrefour Brasil no balanço.

A redução no desempenho da divisão Carrefour Varejo ocorreu apesar da queda de 1,8% no trimestre nas despesas com vendas, gerais e administrativas. Enquanto isso, no Atacadão, que abriu 10 lojas no primeiro semestre, esta linha de despesa subiu 8,3% no segundo trimestre em comparação a 2017.

O Carrefour Brasil afirmou que as vendas em lojas abertas há pelo menos um ano aceleraram na comparação trimestral pela primeira vez nos últimos três trimestres.

E também entre as lojas mais novas, o desempenho foi guiado pelo atacarejo, cujo indicador subiu 4,5% no segundo trimestre, enquanto no Carrefour Varejo a alta foi de 0,8% (excluindo a venda de combustíveis).

No Grupo Pão de Açúcar, o desempenho informado pela empresa foi de alta de 4,7% para o atacarejo Assaí e de 5,3% na divisão que reúne supemercados e hipermercados.

"Nossa estratégia de expansão continua favorecendo os formatos de maior retorno com maior ênfase no 'Cash & Carry' (atacarejo)", afirmou o Carrefour Brasil no balanço.

A rede disse ainda que as operações de comércio eletrônico foram as que tiveram maior crescimento no Carrefour Varejo, com o valor bruto de vendas disparando 123% no segundo trimestre ante o mesmo período de 2017.

A companhia fechou o segundo trimestre com queda anual de 65% no custo da dívida líquida, para R$ 59 milhões de reais.

Mais cedo, o grupo informou que vai pagar, em 22 de agosto, R$ 122 milhões em juros sobre capital próprio aos acionistas,

Com isso, o resultado financeiro, que pesa sobre a linha final do balanço, ficou negativo em R$ 55 milhões ante R$ 216 milhões negativos no segundo trimestre de 2017.

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