Comissão Europeia reduz estimativa de crescimento da zona do euro por guerra comercial

Estimativa de crescimento para os 19 países passou de 2,3% para 2,1%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bandeiras da União Europeia e da China em Pequim
Bandeiras da União Europeia e da China em Pequim - Jason Lee/Reuters
Bruxelas | Reuters

A Comissão Europeia reduziu nesta quinta-feira (12) sua estimativa para o crescimento econômico da zona do euro neste ano, afirmando que as principais causas para a revisão são as tensões comerciais com os Estados Unidos e a alta dos preços do petróleo, que eleva a inflação no bloco.

A desaceleração da economia da zona do euro deve afetar todas as principais economias do bloco, mas principalmente a Itália, já que o país vai registrar a taxa de crescimento mais baixa na Europa.

O braço executivo da União Europeia estimou que os 19 países da zona do euro crescerão 2,1% neste ano, contra previsão anterior em maio de 2,3%. No ano que vem a expansão deve desacelerar a 2,0 por cento, previsão que não foi alterada.

"A revisão para baixo do crescimento do PIB desde maio mostra que um ambiente externo desfavorável, como as crescentes tensões comerciais com os EUA, pode afetar a confiança e pesar sobre a expansão econômica", disse o vice-presidente da comissão, Valdis Dombrovskis.

A alta dos preços do petróleo também contribuiu para a desaceleração, explicou o comissário econômico da UE, Pierre Moscovici, e deve levar a inflação para 1,7% neste ano e no próximo, sobre estimativas anteriores de 1,5% e 1,6% respectivamente em 2018 e 2019.

A economia mais lenta no bloco continuará sendo a Itália, que deve crescer apenas 1,3% este ano, contra 1,5% estimado em maio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.