Custos em alta anulam desconto de cobrança por bagagem, diz presidente da Azul

"Efeitos que atingiram os caminhoneiros também nos atingem: combustível e câmbio", afirma

Joana Cunha
São Paulo

Quem usou a hashtag "somos todos caminhoneiros" nas redes sociais deveria adotar também a versão "somos todos linheiros".

Essa é a sugestão dada pelo presidente da Azul, John Rodgerson, ao explicar por que, um ano após a medida da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que permite cobrar pelo despacho das malas, as linhas aéreas não conseguiram baixar os preços das passagens.

Na época, o setor prometia a redução das tarifas.

John Rodgerson, presidente da Azul - Zanone Fraissat/Folhapress

Embora seja possível reduzir o custo por passageiro ao cobrar o envio de bagagem apenas dos que viajam com mala, outros fatores como câmbio e preço do combustível contribuíram para elevar o valor atual das passagens, diz o executivo.

"Quando vem a discussão da franquia da bagagem, todo mundo fica contra [as linhas aéreas]. Mas os efeitos que atingiram os caminhoneiros também nos atingem: o combustível aumentou 25% e o câmbio se desvalorizou 30%", diz Rodgerson.

"As ações da Azul caíram. Se estivéssemos ganhando tanto dinheiro por causa da bagagem, isso teria se refletido nas ações da empresa", afirma.

Na terça-feira (17), a Azul anunciou a intenção de comprar 21 aeronaves Embraer 195-E2, que têm um consumo mais eficiente de combustível.

Segundo a empresa, os aviões poderão reduzir em pelo menos 26% o custo por assento comparado com a geração atual de E1s que opera.

A Azul tem atualmente mais de 60 aeronaves da Embraer, que neste mês anunciou a venda de sua divisão de jatos comerciais para a gigante americana Boeing.

Para Rodgerson, a venda da fabricante brasileira foi um movimento necessário após a incorporação pela Airbus da divisão de jatos médios da canadense Bombardier (concorrente da Embraer).

Segundo ele, ao lado da Boeing, a Embraer terá melhores condições de negociar com fornecedores.

"A Embraer vende mais ou menos cem aeronaves por ano enquanto a Airbus vende 70 por mês. Como ia competir sem a mesma força? Quem vai ter mais preferência do fornecedor e o melhor preço? Aquele que está fabricando 70 aviões por mês ou cem por ano?", diz Rodgerson.

Outro motivo citado pelo executivo para justificar o fato de que os preços não caíram foi o aumento da demanda no período. Segundo ele, caso a mudança na política de bagagens não tivesse ocorrido, os preços dos bilhetes aéreos teriam ficado mais caros.

"Há dois anos, você podia ir e voltar de Nova York por US$ 400 [R$ 1.553] porque todo mundo estava com medo de perder o emprego e não viajava. Como a demanda estava baixa, os preços caíram. E não tinha nada a ver com câmbio e combustível", afirma.

"Agora, a demanda melhorou, portanto, o preço subiu. Mas o fato é que o combustível aumentou e o câmbio desvalorizou. Então é preciso elevar ainda mais." 

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