Descrição de chapéu The New York Times

Em breve restará apenas uma videolocadora Blockbuster nos Estados Unidos

Empresa fechou as últimas lojas que controlava diretamente em 2013, mas restaram algumas sob licença

Locadora de vídeos Blockbuster em Bend, Oregon
Locadora de vídeos Blockbuster em Bend, Oregon - Associated Press
The New York Times

A locadora de vídeos Blockbuster em Bend, Oregon, continua a se defender com firmeza e determinação contra a expansão dos serviços digitais de streaming como a Netflix e a HBO.

Em breve, a loja, em uma cidade a 240 quilômetros de Portland, será a última sobrevivente da um dia popular cadeia de locadoras de vídeo, cujas duas últimas lojas no Alasca estão para fechar.

No Alasca, a dificuldade de conexão com redes wifi e de recepção de sinais de TV ajudou a manter à tona as locadoras de vídeo físicas. Mas os gerentes das lojas de Anchorage e Fairbanks anunciaram em um post de Facebook na quinta-feira que as lojas seriam fechadas, e que planejavam uma liquidação de seu acervo de filmes.

A Blockbuster fechou as últimas centenas das lojas que controlava diretamente em 2013, mas lojas que usam a marca Blockbuster sob licença, como a de Bend, mantiveram as portas abertas.
Sandi Harding, gerente geral da loja do Oregon, trabalha na Blockbuster desde 2004, e disse que não havia planos de fechá-la, no futuro previsível.

"Continuamos a ter um núcleo central de clientes que sabem que somos uma empresa local, e são muito leais; eles vêm à loja toda semana", disse Harding. "Todo mundo se cansa de ficar sentado em casa olhando para o celular e o laptop, e sem manter qualquer interação pessoal".

A Blockbuster de Bend oferece DVDs, videogames e filmes em Blu-ray, e sempre operou como uma loja de cidade pequena, em seus 18 anos de atividade.

Harding disse que nas manhãs de terça-feira ela vai ao Walmart ou Target para comprar os filmes mais recentes. Os doces que ela vende na loja são comprados da Costco, para reduzir o custo de comprá-los de distribuidores.

Mais de uma década atrás, a Blockbuster operava mais de nove mil lojas nos Estados Unidos. A Dish Network adquiriu a massa falida da empresa em 2011, depois que ela já havia sido destruída distribuidores digitais de vídeo como a Netflix.

Um porta-voz da Dish disse que continuam a existir lojas licenciadas da Blockbuster fora dos Estados Unidos, em países como Austrália, Brasil e Noruega.

A loja de Anchorage ganhou espaço na mídia este ano quando o humorista John Oliver, que apresenta o programa "Last Week Tonight With John Oliver", na HBO, adquiriu adereços de filmes leiloados pelo ator Russell Crowe e os doou para exposição na loja, com o objetivo de torná-la mais popular. Oliver disse que o programa pagou US$ 7 mil (R$ 27,2 mil) por uma tanga de couro usada por Crowe no filme "A Luta Pela Esperança", que Crowe colocou à venda para "celebrar" seu divórcio.

 Alan Payne, o dono das lojas no Alasca, disse que não tem planos para os adereços depois do fechamento das lojas.

Payne disse que quando conversou com o produtor do programa de Oliver, este ano, avisou que provavelmente fecharia a loja de Anchorage em breve. Os objetos atraíram visitas de turistas, mas isso não bastou para salvar a loja.

"Tínhamos mais problemas do que seria possível resolver com um monte de tralhas de Russell Crowe", ele disse no sábado.

Em Fairbanks, a loja da Blockbuster era um ponto de encontro local para muita gente que não tem dinheiro para pagar por serviços de internet ou TV a cabo, disse Kelli Vey, a gerente da loja, no sábado.
Para algumas pessoas, essa era a única opção de entretenimento, porque sua recepção de sinais de TV é ruim, que trabalha na Blockbuster há quase 30 anos.

"Vi essas famílias crescendo, e os filhos dessas famílias começarem a vir à loja com seus filhos", ela disse.

Agora que as duas lojas que restavam no Alasca estão sucumbindo às dificuldades financeiras, Vey se viu forçada a dar a má notícia para os clientes que tornaram uma visita à loja parte de sua rotina semanal.

Vey conta, por exemplo, que uma mãe de acolhimento costumava alugar filmes para educar as crianças que cria sobre a responsabilidade que a locação envolve, e sobre respeitar o horário de entretenimento.

Vey disse, sobre seus clientes, que "infelizmente já não restam tantos deles que venham à loja regularmente, porque as pessoas pararam de vir".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.