Fundos vão à Justiça para participar do aumento de capital da Oi, diz agência

Disputa para investir na Oi marca reviravolta na percepção de investidores sobre a companhia

São Paulo | Reuters

Três fundos de investimento entraram na Justiça pedindo autorização para participar do aumento de capital da Oi, de R$ 4 bilhões, que faz parte do plano de recuperação judicial da operadora de telecomunicações, de acordo com informações obtidas pela agência de notícias Reuters.

A disputa para investir na Oi marca uma reviravolta na percepção de investidores sobre a companhia, que corria o risco de ser liquidada um ano atrás. A recuperação da economia brasileira e as apostas na consolidação da indústria de telecomunicações aumentaram o interesse na empresa depois de três anos de disputas entre acionistas e credores.

Loja da Oi em São Paulo - Reuters

Dois dos fundos —que não estavam entre os 16 investidores que concordaram com o plano de recuperação judicial aprovado em dezembro— já receberam autorização para participarem do aumento de capital.

Marble Ridge Capital e Burlington Loan Management (veículo de investimento administrado pelo fundo de hedge norte-americano Davidson Kempner Capital Management) conseguiram autorização do juiz da recuperação judicial da Oi para comprarem ações da companhia no aumento de capital.

Já a norte-americana Silver Point Capital teve o primeiro pedido negado pelo juiz porque a empresa queria que o cálculo de seu direito de subscrição levasse em consideração o total de títulos da dívida que a empresa tem hoje —número maior do que detinha antes da assembleia de credores.

A Silver Point pediu para que os bônus da Oi que comprou após a aprovação do plano de recuperação fossem considerados no aumento de capital, mas o juiz da recuperação negou o pedido, afirmaram as fontes. Não está claro se a Silver Point está tomando medidas judiciais adicionais.

Representantes da Oi, da Marble Ridge, da Davidson Kempner e da Silver Point não comentaram o assunto.

Os fundos que participarem do aumento de capital, que a Oi espera realizar até o final deste ano, receberão uma comissão de 8 a 10 por cento do total de ações que comprarem, em dinheiro ou em ações.

A Oi entrou em recuperação judicial em 2016 para reestruturar 65 bilhões de reais em dívidas, no maior processo do tipo na história da América Latina que envolveu credores em três continentes.

Uma importante decisão em dezembro permitiu que a maior parte da dívida da Oi fosse convertida em capital, o que transformará os credores da empresa em controladores. O processo marca uma rara vitória dos detentores de dívida externa nas cortes brasileiras.

FUNDOS COMPETEM POR AÇÕES

A troca de dívida por ações, marcada para sexta-feira, vai converter dívidas de dezenas de bilhões de reais em uma participação acionária de cerca de 70% na companhia.

Na segunda etapa, os novos acionistas vão injetar 4 bilhões de dólares adicionais na companhia, reduzindo o nível de endividamento da empresa.

Os três maiores acionistas depois das duas etapas serão os fundos de hedge GoldenTree Asset Management, York Capital Management Global Advisors e Solus Alternative Asset Management, que terão juntos uma participação de 28% da companhia brasileira, afirmaram as fontes.

Outros três fundos, Canyon Capital Advisors, Brookfield Asset Management e outro gerido por Davidson Kempner Capital Management, serão donos de mais 15%, disseram as fontes.

Representantes da GoldenTree não responderam a pedidos de comentários. Os outros fundos se recusaram a se manifestar.

Na próxima semana, depois que a operação de troca de dívida por ações for concluída, os fundos vão definir uma data para uma nova assembleia de acionistas aprovar o aumento de capital e divulgar a lista dos 11 membros independentes do conselho de administração da operadora.

Pessoas próximas aos fundos e alguns analistas acreditam que a Oi tem perspectiva positiva, apesar dos desafios regulatórios do mercado brasileiro de telecomunicações.

Os novos acionistas da Oi terão várias maneiras de valorizar seu investimento, seja vendendo o controle da empresa, optando por venda de alguns ativos ou mesmo acelerando os investimentos para tornar a Oi uma competidora mais hábil a ganhar participações em telefonia móvel e de banda larga.

Nem todos, porém, são tão otimistas. Nos últimos dois anos, enquanto a Oi estava paralisada na recuperação judicial, concorrentes como as unidades locais da Telecom Italia e da Telefónica avançaram na modernização de suas redes de telefonia móvel e de banda larga.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.