Governo espera detalhes para comentar compra da Embraer por Boeing, diz ministro

Conclusão de acordo depende de aprovação e, por isso, negócio pode ser concluído no segundo semestre de 2019

Talita Fernandes
Brasília

O ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, afirmou nesta quinta-feira (5) que o governo vai aguardar o recebimento dos termos do acordo entre Boeing e Embraer para comentar o assunto. 

"O governo só vai se manifestar oficialmente quando receber os termos do acordo", disse o ministro. 

Foi anunciado na manhã desta quinta o acerto da compra de 80% da divisão de jatos comerciais da Embraer por US$ 3,8 bilhões (R$ 14,8 bilhões) pela Boeing, após a assinatura de um memorando de entendimentos.

A conclusão da compra depende da aprovação do governo brasileiro, que detém uma "golden share" da Embraer. Por isso, o negócio pode ser concluído apenas no segundo semestre de 2019.

O governo do presidente Michel Temer já expressou simpatia pela negociação, mas a proximidade do calendário eleitoral preocupa os envolvidos no negócio, que se apressam para fechar os termos das tratativas antes do pleito de outubro.

Temer foi avisado de que as tratativas estavam avançadas em reunião realizada na terça-feira (3) no Palácio do Planalto. O governo só deverá avaliar o caso daqui a cerca de cem dias, quando deve ser concluído o processo após a assinatura do memorando de entendimentos.

Na visão do Palácio do Planalto, a operação com a Boeing não compromete a defesa e a soberania do Brasil. Além disso, a medida é vista como boa oportunidade de concorrência para a Embraer, num momento em que a empresa brasileira vem perdendo espaço no mercado após a junção da Bombardier com a Airbus. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.