IBM se alia à Stronghold para nova moeda digital

Criptomoeda vai se chamar Stronghold USD e seu valor estará atrelado ao dólar

Nova York | Reuters

A IBM está apoiando uma nova criptomoeda atrelada ao dólar, em uma parceria com a provedora norte-americana de serviços financeiros Stronghold, que adiciona estabilidade ao setor conhecido pela volatilidade, informaram as companhias.

A moeda digital, batizada de Stronghold USD, foi lançada nesta terça-feira (17) na plataforma de blockchain da Stellar. Os compradores da moeda depositarão dólares no banco parceiro da companhia, o Prime Trust, para a Stronghold emitir as moedas na proporção de uma para uma.

Moedas estáveis atreladas a um ativo como ouro ou outra moeda como o euro, a libra e o dólar, subiram com emissores tentando expandir o uso das moedas digitais, voláteis e não reguladas.

O bitcoin, a mais conhecida das criptomoedas, caiu cerca de 55% até agora em 2018 em relação ao dólar, após saltar mais de 1.300% no ano passado.

As criptomoedas rodam no blockchain, uma base de dados compartilhada mantida por uma rede de computadores conectados à internet.

O Stronghold USD foi desenvolvido para uso entre empresas, incluindo instituições financeiras, multinacionais e gestoras de ativos, de acordo com a companhia. As moedas digitais podem ser disponibilizadas para clientes de varejo nos próximos meses.

A IBM também anunciou na terça-feira uma parceria com a Columbia University para abrir o Columbia-IBM Center para Blockchain e Transparência. O centro oferecerá aos estudantes acesso a estágios na IBM e pesquisa conjunta.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.