Japão e União Europeia assinam pacto de livre-comércio

Ambicioso acordo foi fechado em meio a temores de guerra comercial entre EUA e China

Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro japonês, Shizo Abe, e presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk
Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro japonês, Shizo Abe, e presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk - Koji Sasahara/Reuters
Tóquio

O Japão e a União Europeia assinaram um acordo de livre comércio abrangente nesta terça-feira (17) que ambos os lados esperam que vá agir como um contraponto às forças protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ambicioso pacto comercial, que cria a maior área econômica aberta do mundo, foi fechado em meio a temores de que uma guerra comercial entre os EUA e a China diminua o papel do livre comércio na ordem econômica mundial.

"Há crescentes preocupações sobre o protecionismo, mas quero que o Japão e a UE liderem o mundo carregando a bandeira do livre comércio", disse o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em entrevista à imprensa após a cerimônia de assinatura.

Neste mês, os EUA adotaram tarifas de 25% sobre US$ 34 bilhões (R$ 131,5 bilhões) em produtos chineses para reduzir o déficit comercial norte-americano, e a China rapidamente retaliou com um aumento nas tarifas sobre os produtos dos EUA.

O acordo comercial entre Japão e União Europeia é também um sinal de mudança nos laços globais conforme Trump distancia os EUA de aliados de longa data como a UE, a Otan e o Canadá.

"Estamos enviando uma mensagem clara de que somos contra o protecionismo. A UE e o Japão permanecem abertos à cooperação", disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que fala pelos 28 líderes nacionais da UE.

O acordo remove tarifas de 10% da União Europeia sobre carros japoneses e de 3% sobre a maioria das autopeças. Também retira taxas japonesas de cerca de 30% ou mais sobre queijo e de 15% sobre vinhos da UE, e garante acesso a grandes licitações públicas no Japão.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.