Londres propõe criar 'área de livre-comércio' com UE no pós-Brexit

Theresa May anunciou nesta sexta-feira que seu governo chegou a uma posição comum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou, nesta sexta-feira (6), que seu governo, dividido sobre a saída da UE, chegou a uma "posição comum" para a criação de uma "área de livre-comércio" entre o Reino Unido e o bloco após o brexit. 

"Nossa proposta busca criar uma zona de livre-comércio entre o Reino Unido e a UE com um conjunto de regras comuns para os bens industriais e os produtos agrícolas", declarou em nota a dirigente conservadora, durante uma reunião de seu governo em Chequers, a casa de campo dos primeiros-ministros britânicos, a 70 km a noroeste de Londres.

Primeira-ministra britânica Theresa May fala com membros do seu gabinete em Chequers, onde fica a casa de campo dos primeiros-ministros - AFP

Esta proposta era esperada há muito tempo pelos europeus, cansados das dúvidas do governo britânico sobre o conteúdo esperado das negociações do divórcio com a UE, previsto para daqui a nove meses. 

"Também chegamos a um acordo sobre um novo modelo favorável às empresas, com a liberdade de chegar a novos acordos comerciais no mundo inteiro", acrescentou May. 

Segundo o Executivo britânico, essas propostas evitarão o retorno de uma fronteira física entre Irlanda e Irlanda do Norte. 

Este assunto era o principal ponto de bloqueio das negociações em curso e uma grande preocupação para os moradores da ilha. 

Neste projeto, a Grã-Bretanha destaca a necessidade de intensificar o trabalho de preparação para enfrentar os cenários possíveis, particularmente uma eventual saída da UE sem acordo com Bruxelas, algo temido pelas empresas. 

Theresa May diz que a proposta surge de uma "posição comum" dos membros do governo, cujas divisões internas preocupavam. 

Agora, falta conhecer a reação da União Europeia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.