Martin Sorrell derrota WPP e adquire MediaMonks

Empresário anuncia sua primeira aquisição após saída do grupo publicitário que fundou

O empresário Martin Sorrell no Festival de Criatividade, em Cannes (França)
O empresário Martin Sorrell no Festival de Criatividade, em Cannes (França) - Eric Gaillard/Reuters
Financial Times

Martin Sorrell anunciou nesta terça-feira (9) sua primeira aquisição após sua saída do grupo publicitário WPP, que dirigiu por 33 anos. Sorrell adquiriu o controle da MediaMonks, uma produtora de publicidade digital na Holanda, por 300 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão).

A oferta dele pela MediaMonks surgiu em meio a tensões crescente com seu antigo empregador.
Robert Quarta, o presidente do conselho do WPP, está determinado a impedir que Sorrell receba um pacote de rescisão de 20 milhões de libras (R$ 102 milhões), porque o WPP acredita que Sorrell tenha violado as cláusulas de confidencialidade de seu contrato.

O contrato proíbe Sorrell de compartilhar de seu extenso conhecimento sobre o WPP e suas operações na montagem de sua nova empresa. O publicitário nega ter violado os termos do contrato. Ele lançou sua nova companhia, a S4 Capital, semanas depois de deixar o WPP, em abril.

Sorrell, 73, comandava a WPP desde que a fundou, em 1986, e renunciou ao seu posto como presidente-executivo  do WPP depois de uma investigação sobre sua conduta e eventual uso indevido de dinheiro da empresa. Ele lançou a S4 com o apoio de diversos investidores, entre os quais Jacob Rothschild, presidente do conselho da RIT Capital Partners. Crispin Odey, administrador londrino de fundos de hedge, está entre os investidores na primeira aquisição da S4.

O preço não foi revelado, mas lances de 300 milhões de euros foram solicitados, de acordo com uma pessoa informada sobre o processo. A MediaMonks tem a Audi, Mercedes Benz e Lego entre seus clientes, e deve gerar receita de 20 milhões de libras antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), este ano, de acordo com uma pessoa familiarizada com suas finanças.
Sue Ebitda em 2017 foi de 10 milhões de libras (ER$ 51 milhões).

A empresa que Sorrell está usando para criar seu novo empreendimento publicitário está buscando aprovação dos acionistas para emitir um bilhão de novas ações, como preparativo para uma série de aquisições. O controle da S4 reverterá futuramente para a Derriston Capital, uma holding com ações cotadas em bolsa.

A autorização para emitir novas ações, a um preço nominal de uma libra, está sendo solicitada imediatamente porque Sorrell já está considerando diversas possibilidades de aquisição. A emissão de novas ações dará a ele um veículo para aquisições, na construção de sua nova empresa.

O WPP, que controla empresas de publicidade como as agências Young & Rubicam, Group M e J Walter Thompson, também expressou interesse na MediaMonks, de acordo com pessoas informadas sobre a venda da empresa.

Sorrell negou que a S4 concorrerá com o WPP e disse recentemente em palestra no festival publicitário de Cannes que sua nova empresa era "um amendoim".

No entanto, ele acrescentou: "Mas me ocorre que algumas pessoas têm alergia a amendoins".
 
Tradução de PAULO MIGLIACCI

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.