A despeito da paralisação dos caminhoneiros e da baixa confiança dos consumidores, as vendas do comércio varejista na cidade de São Paulo fecharam junho no azul.
Em relação a maio, o varejo cresceu 4,6% no mês passado, favorecido pela dia útil a mais no calendário. Já com relação a junho de 2017, a alta foi de 2,2%, aponta Balanço de Vendas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), adiantado à Folha.
O destaque do período foi a venda de televisores, influenciado pela Copa do Mundo. A expectativa agora é que o avanço da seleção brasileira na Copa estimule as vendas de camisetas, artigos esportivos e acessórios, e que também ajude a lotar supermercados e bares, diz Alencar Burti, presidente da ACSP.
Com o desempenho de junho, o movimento de vendas do varejo da capital paulista encerra o primeiro semestre de 2018 com alta média de 2,9% em relação a igual período do ano passado. “Apesar de todos os percalços que enfrentamos no período, como baixa confiança de consumidores e empresários, atraso nas reformas, paralisação dos caminhoneiros e indefinição eleitoral, conseguimos fechar o semestre no azul”,diz Burti. Nos primeiros seis meses de 2017, o setor registrou recuo médio de 2,7% em relação a igual período do ano anterior.
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