Em documento após fim de cúpula, ministros de países do G20 pedem mais comércio

Marcello Estevão afirmou que Brasil está preocupado com efeitos da guerra comercial entre EUA e China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O documento final da terceira reunião de ministros da economia e presidentes dos Bancos Centrais do G20, divulgado no fim da tarde deste domingo (22), em Buenos Aires, usou uma linguagem mais contundente do que a dos encontros anteriores para pedir mais diálogo e mais comércio entre os países.

Também foram feitos alertas diante das ameaças e os impactos que uma guerra comercial pode causar, principalmente nas economias emergentes. A reunião ocorreu quando há uma escalada de retórica na disputa comercial entre os EUA e a China.

"Há algumas semanas tivemos que enfrentar turbulências devido a volatilidades externas e fatores internos, mas conseguimos navegar nestas águas agitadas e mantivemos o rumo."

A diretora do FMI, Christine Lagarde, por sua vez, além de novamente encorajar o programa de reformas argentino, fez um alerta geral de que a guerra comercial entre EUA e China pode afetar o PIB global.

Em entrevista a jornalistas neste domingo (22), o secretário internacional do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão, disse que o Brasil “está preocupado porque a guerra comercial não envolve só a China e os EUA"

"Todos nós podemos levar uma bala perdida quando há briga entre economias muito grandes. Há pouco, levamos uma bala perdida com a questão do aço”, afirmou.

Se havia dúvidas de que a Argentina e o FMI fizeram as pazes, elas foram desfeitas nessa reunião.

Lagarde desmanchou-se em elogios às medidas do governo e elogiou Buenos Aires e sua receptividade.

Além disso, disse que o FMI deve voltar a abrir um escritório no país, fechado durante o kirchnerismo (2003-2015).

Lagarde acaba de aprovar uma linha de crédito “stand up” para a Argentina de US$ 50 bilhões, para que ajude o país a financiar seu déficit de orçamento. Apenas alertou que as metas devem ser cumpridas, especialmente a da redução da inflação, que vem crescendo apesar das ações do governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.