Montadoras elevam embarque de veículos para os EUA com aumento de tensão comercial

Dados de portos americanos apontam aumento de exportações e importações em maio

São Paulo | Reuters

Montadoras estão se esforçando para embarcar veículos para os Estados Unidos para antecipar possíveis tarifas de importação, de acordo com dados e autoridades portuárias e empresas de logística.

Dados de vários portos dos EUA mostraram um aumento nas exportações e importações de veículos em maio, quando o presidente americano, Donald Trump, aumentou a pressão sobre a China e a Europa para baixar as tarifas sobre veículos dos EUA e fazer outras mudanças em suas práticas comerciais. Os dados de maio são os números mais recentes disponíveis.

As tarifas da administração Trump sobre US$ 34 bilhões de importações chinesas devem entrar em vigor na sexta-feira.

Nos portos norte-americanos de Baltimore, Jacksonville e Brunswick,- os três principais portos dos EUA para a importação de automóveis - descarregaram, em maio, 23 mil carros a mais do que no mesmo período do ano anterior. As exportações de automóveis de Baltimore e Jacksonville naquele mês aumentaram 39 e 19 por cento, respectivamente, disseram autoridades portuárias.

No porto de Long Beach, cujos clientes incluem as montadoras Toyota Motor e Mercedes-Benz, da Daimler, as importações de veículos subiram 3,4% em maio, mas as exportações caíram 24%, para 1.679 unidades.

As importações de veículos em Norfolk, na Virgínia, subiram mais de 350%, para 3.782 veículos, em parte devido à importação pela General Motors de alguns carros do México por via marítima, para contornar problemas da rede ferroviária dos EUA.

O aumento nos embarques de veículos para os EUA não foi precedido por um aumento nas vendas. A demanda norte-americana de alguns automóveis europeus e asiáticos, incluindo BMW, Mercedes-Benz e Toyota, está estável para baixo este ano.

A Mercedes-Benz, a BMW, a Toyota e a Nissan Motor não responderam aos pedidos de comentários.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.