Rússia eleva tarifas sobre produtos dos EUA e promete mais retaliação

Tarifas de 25% a 40% serão aplicadas a fibras óticas, equipamentos para construção, entre outros

Moscou | Reuters

A Rússia disse nesta sexta-feira (6) que está impondo taxas adicionais de importação sobre alguns produtos industriais dos Estados Unidos depois que os EUA impuseram tarifas sobre as importações de aço e alumínio e alertou que mais medidas de retaliação podem ser adotadas, em um contexto de guerra comercial global.

O Ministério da Economia disse que a Rússia iria impor tarifas extras a alguns produtos dos Estados Unidos, para os quais há substitutos russos.

As tarifas extras de 25% a 40% serão aplicadas às importações de fibras óticas e equipamentos para construção de estradas, indústria de petróleo e gás, além de processamento de metais e mineração.

O ministério disse que as medidas, que foram assinadas pelo primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev, pretendem compensar os US$ 87,6 milhões de prejuízos sofridos pelas empresas russas com foco nas exportações, como resultado das tarifas de metais dos EUA.

O aumento da tarifa nos EUA custará US$ 537,6 milhões e a Rússia tem o direito de impor mais medidas compensatórias no futuro, disse o Ministério da Economia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.