Starbucks diz que vai eliminar canudos plásticos de seus restaurantes até 2020

Canudos serão substituídos por tampas recicláveis e canudos de materiais alternativos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulher segura bebida com canudo da Starbucks em Pasadena, na Califórnia
Mulher segura bebida com canudo da Starbucks em Pasadena, na Califórnia - Mario Anzuoni/Reuters
Nova York | Reuters e AFP

A Starbucks disse nesta segunda-feira (9) que vai começar a eliminar o uso de canudos de plástico em seus restaurantes até 2020, dando a ambientalistas uma vitória considerável em sua campanha para convencer os restaurantes a abandonar utensílios de plástico.

A rede, sediada em Seattle, disse que eliminaria os canudos de plástico descartáveis ​​em todo o mundo em suas 28 mil unidades. Os canudos serão substituídos por novas tampas recicláveis ​​e canudos de materiais alternativos.

O anúncio foi feito poucos dias depois de sua cidade natal, Seattle, barrar canudos e utensílios de plástico em restaurantes, em meio a um esforço global mais amplo para desencorajar o uso de canudos de plástico e outros plásticos de uso único.

"Para nossos parceiros e clientes, este é um marco significativo para atingir nossa aspiração global de café sustentável, servida aos nossos clientes de formas mais sustentáveis", disse o presidente-executivo da Starbucks, Kevin Johnson, em comunicado.

No mês passado, o McDonald's, a maior cadeia de restaurantes do mundo, anunciou planos para a transição para canudos de papel em seus restaurantes do Reino Unido e Irlanda, começando em setembro com conclusão em 2019.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico sejam despejados no oceano todos os anos —o equivalente a despejar um caminhão de lixo a cada minuto— matando pássaros e vida marinha e comprometendo o ecossistema oceânico.

Microplásticos

Um estudo da  Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado também nesta segunda (9), alertou para a necessidade de reduzir o lixo marinho e os microplásticos.

A polução, diz a entidade, deverá afetar a captura de peixes no mundo nos próximos anos.

"Deve-se prestar atenção a problemas como os restos dos aparelhos de pesca abandonados e a poluição que os microplásticos estão causando nos ecossistemas aquáticos", adverte a entidade.

"Deve-se dar prioridade às medidas preventivas que reduzam o lixo marinho e os microplásticos. Deve-se fazer esforços para atualizar os planos de reciclagem e de eliminação progressiva do plástico de uso único", afirmou a FAO.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.