Após reunião com chefe da União Europeia, Trump fala em 'zerar tarifas' entre países

Presidente dos EUA e chefe da União Europeia se reuniram em Washington

Washington e Estocolmo | Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o chefe da União Europeia (UE), Jean-Claude Juncker, expressaram nesta quarta-feira (25) o desejo de reduzir as tarifas e aliviar as tensões no comércio internacional  em encontro na Casa Branca.

De acordo com o jornal Financial Times, em anúncio conjunto feito após a reunião, os líderes disseram que concordaram em trabalhar juntos para eliminar barreiras, tarifas e subsídios relacionados a bens industriais não-automotivos.

Também disseram que iriam trabalhar juntos para reformar a OMC (Organização Mundial do Comércio) e reduzir os custos comerciais e as barreiras regulatórias em todo o Atlântico.

"Nós concordamos hoje, antes de mais nada, a trabalhar juntos em busca de zerar as tarifas, zerar as barreiras não tarifárias, e zerar os subsídios em produtos industriais não-automotivos", disse Trump a repórteres na Casa Branca.

"Nós também vamos trabalhar para reduzir as barreiras e aumentar o comércio em serviços, químicos, farmacêuticos, produtos médicos, assim como soja", disse Trump.

Trump disse que a UE concordou em começar "quase imediatamente" a comprar "muito mais" a soja dos EUA. O bloco também se tornaria um “comprador massivo” de gás natural liquefeito dos EUA.

Durante os dois anúncios feitos antes e depois da reunião, os líderes não mencionaram diretamente a importação de carros.

De acordo com o Finacial Times,  Juncker disse que os dois lados concordaram em suspender as novas tarifas enquanto as negociações estavam em andamento. Trump tem ameaçado impor tarifas de até 25% sobre as importações de carros e peças de todo o mundo, sendo a UE um dos seus principais alvos.

COMÉRCIO JUSTO

Os líderes também falaram com repórteres antes de a reunião começar. "Esperamos que possamos resolver algo sobre comércio mais justo com a Europa", disse Trump . "Se pudermos não ter tarifas, barreiras e subsídios, os Estados Unidos ficarão extremamente satisfeitos", afirmou.

"Há muitos países onde há barreiras massivas e tarifas massivas, e nós temos que seguir. Você poderia chamar isso de retaliação. Mas eu prefiro apenas dizer que nós queremos reciprocidade. Então, seja com a União Europeia ou outros, tem que ser recíproco na natureza, no mínimo ", acrescentou Trump.

Jean-Claude Juncker (à esq.) e Donald Trump em entrevista coletiva de imprensa na Casa Branca, nesta quarta-feira (25) - AFP

Juncker, que preside a Comissão Europeia, disse que os EUA e a UE representam metade do comércio mundial: "Somos parceiros próximos, aliados, não inimigos. Temos que trabalhar juntos".

Especialistas em comércio expressaram esperança de que a reunião de Trump e Juncker poderia ajudar a afastar os planos norte-americanos de impor tarifas de 25% sobre carros importados e peças automotivas e iniciar um processo para aliados dos EUA começarem a reduzir as tarifas automotivas.

"Acho que devemos nos concentrar em reduzir as tarifas em vez de aumentá-las. É o que temos que fazer", acrescentou Juncker.

A comissária de Comércio da Comissão Europeia, Cecilia Malmstrom, disse que está elaborando uma lista de US$ 20 bilhões em bens dos EUA como retaliação caso Washington imponha tarifas sobre bens importados.

"Esperamos que não chegue a isso e que possamos encontrar uma solução. Do contrário, a Comissão Europeia está preparando uma lista bastante longa de muitos produtos norte-americanos", disse Cecilia ao jornal sueco Dagens Nyheter na quarta-feira.

"Acho que o presidente Juncker acredita que ele está aqui para tentar acalmar a situação e entrar em processo de negociação para evitar possíveis tarifas dos EUA sobre automóveis", disse Heather Conley, vice-presidente-sênior de Assuntos Europeus do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington.

Juncker já chamou as ideias de Trump de "estúpidas", enquanto Trump declarou no Twitter que "as tarifas são as maiores" porque forçaram os parceiros comerciais a negociar com os Estados Unidos.

Além da reunião com Trump, Juncker está agendado para participar de um encontro com os funcionários do gabinete do presidente dos EUA.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.