UE prepara nova lista de retaliações comerciais antes de visita a Trump

Europa já aumentou tarifas a uma série de produtos americanos, como jeans, uísque e cigarro

Comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, em evento em Bruxelas
Comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, em evento em Bruxelas - Virginia Mayo/Associated Press
Bruxelas

A comissária de Comércio da União Europeia disse nesta quinta-feira (19) que espera que uma missão da UE a Washington alivie as disputas comerciais transatlânticas, mas que o bloco está preparando uma lista de importações americanas para serem sobretaxadas caso os Estados Unidos imponham tarifas sobre automóveis europeus.

A comissária de Comércio, Cecilia Malmström, viajará a Washington em 25 de julho com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, com o objetivo de manter conversas centradas no comércio com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os Estados Unidos impuseram tarifas sobre o aço e o alumínio da UE em 1º de junho e Trump está ameaçando estender tais tarifas aos carros e autopeças do bloco.

Malmstrom disse que o setor automotivo dos EUA é saudável e que ninguém envolvido no setor pediu tarifas.

"Estamos preparando junto com nossos Estados membros uma lista de medidas de reequilíbrio também. E isso nós deixamos claro para nossos parceiros americanos", disse Malmstrom em uma conferência organizada pelo German Marshall Fund dos Estados Unidos em Bruxelas.

A UE já impôs suas próprias tarifas de importação sobre 2,8 bilhões de euros em produtos norte-americanos, que variam de bourbon a motocicletas.

As medidas correspondentes para a tarifas sobre os carros seriam muito mais altas.

Reuters
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.