União Europeia deve votar restrições à importação de aço quinta-feira

Comissão teme que haja um surto de compras por causa das taxas impostas pelos EUA

Bruxelas | Reuters

A Comissão propôs uma combinação de uma cota e uma tarifa para evitar um surto de importações de aço, que corre o risco de acontecer principalmente porque os Estados Unidos impuseram taxas sobre a importação de aço e alumínio.

A cota seria um reflexo das importações nos últimos anos, com uma tarifa de 25% definida para volumes superiores a esse valor, segundo fontes familiarizadas com o assunto. 

 

Os principais exportadores de aço para a UE são China, Índia, Rússia, Coreia do Sul, Turquia e Ucrânia.

A Comissão Europeia, que supervisiona a política comercial para os 28 membros do bloco, lançou um estudo no final de março sobre se as tarifas de importação dos EUA justificavam medidas para impedir que os produtores asiáticos inundassem a Europa com aço.

As tarifas dos EUA de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio entraram em vigor em 23 de março e também foram impostas aos produtores da UE desde 1º de junho.

O inquérito cobre 28 tipos de aço e produtos fabricados com aço, tendo a Comissão registrado no início do seu inquérito que as importações dos produtos siderúrgicos em questão aumentaram de 18,8 milhões de toneladas em 2013 para 30,6 milhões de toneladas em 2017, muito mais do que o aumento da produção doméstica.

A investigação sobre o aço está provisoriamente definida para durar até o final do ano. Mas, sob as regras da Organização Mundial do Comércio, a UE pode impor tarifas de “salvaguardas provisórias” por até 200 dias se concluir que o aumento das importações causou ou ameaça causar sérios danos ao seu setor siderúrgico.

A comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, disse no mês passado que as salvaguardas provisórias poderiam ser estabelecidas em julho.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.