Vale participa de processo de prorrogação antecipada de concessões ferroviárias

Estradas de ferro Carajás e Vitória Minas são controladas pela mineradora

Trem da Estrada de Ferro Vitória-Minas, controlada pela mineradora Vale, na estação de Ipatinga (MG)
Trem da Estrada de Ferro Vitória-Minas, controlada pela mineradora Vale, na estação de Ipatinga (MG) - Folhapress
São Paulo e Rio de Janeiro | Reuters

A mineradora brasileira Vale informou nesta segunda-feira que está participando de processo de prorrogação antecipada de suas duas concessões ferroviárias EFC (Estrada de Ferro Carajás) e EFVM (Estrada de Ferro Vitória Minas), que expiram em 2027, conforme comunicado ao mercado.

De acordo com a companhia, a aprovação para a prorrogação antecipada das concessões será submetida ao Conselho de Administração, "após a análise das contrapartidas requeridas pelo governo federal, a serem oficializadas depois da etapa de audiências públicas".

 

A empresa não detalhou as condições buscadas para a extensão das concessões.

Inaugurada em 1985, a Estrada de Ferro Carajás tem 892 quilômetros de extensão, ligando a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), segundo informações no site da companhia.

Por seus trilhos, são transportados 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano, informa a Vale.

Já a EFVM, inaugurada em 1904, na região Sudeste, tem 905 quilômetros de extensão e é uma concessão da Vale, na qual a VLI opera por meio do direito de passagem. São mais de 135 milhões de toneladas de carga transportada, cerca de 40 por cento da carga ferroviária brasileira.

Segundo o site da VLI, a EFVM tem como principal destino de suas cargas o Porto de Tubarão, em Vitória (ES), e transporta mais de 60 diferentes produtos, como aço, carvão, calcário, granito, contêineres, ferro-gusa, produtos agrícolas, madeira e celulose.

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