ANP autoriza retomada de operações de refinaria atingida por incêndio, diz Petrobras

Em até uma semana, 50% da produção da refinaria será normalizada, informou a empresa

Nicola Pamplona
Rio de Janeiro

A Petrobras informou nesta quarta (29) que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) liberou as operações na Refinaria de Paulínia (Replan), suspensas após incêndio na semana passada.

Maior refinaria da estatal, a Replan está com as operações paralisadas desde o dia 20 de agosto. Em até uma semana, 50% da produção da refinaria será normalizada, informou a empresa em nota.

Uma explosão seguida por incêndio atingiu a Replan, a maior refinaria da Petrobras, em Paulinia (SP), no dia 20 de agosto - Reprodução/TV Globo/Folhapress

A Replan tem capacidade para processar até 434 mil barris de petróleo por dia. No dia do acidente, a Petrobras disse que a perda de produção seria compensada por estoques e aumento da atividade em outras refinarias.

Esta semana, porém, a empresa informou que teve que importar 1,5 milhão de barris de diesel para garantir o abastecimento no país, operação que tem baixa rentabilidade nas condições atuais de preços, segundo analistas. 

O incêndio atingiu uma rede de dutos que interliga as unidades de produção, forçando a paralisação total das atividades - só permaneceram funcionando as instalações de armazenagem e carregamento de combustíveis.

Segundo a Petrobras, as unidades não afetadas pelo acidente iniciam a retomada de atividades nesta quarta. 

"A ANP concluiu que a operação será reativada de forma segura, após entrega de documentação comprobatória das condições de segurança adequadas pela Petrobras e realização de inspeção nas unidades operacionais 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.