China ordena fechamento de unidade do WH Group em meio a surto de peste suína

País registrou dois surtos da doença nas duas últimas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

A China ordenou que a maior produtora de carne suína do mundo, o WH Group, feche um grande matadouro no país.

A medida foi tomada ao mesmo tempo em que as autoridades tentam conter a disseminação da peste suína africana (ASF) após um segundo surto em duas semanas na China, que tem o maior rebanho de suínos do mundo.

A descoberta de porcos infectados na cidade de Zhengzhou, na província de Henan, a cerca de mil quilômetros do primeiro caso registrado na China, empurrou os preços de suínos para baixo nesta sexta-feira (17) e despertou o temor de novos surtos de saúde animal —bem como preocupações de segurança alimentar entre o público.

China ordenou que a maior produtora de carne suína do mundo feche um grande matadouro
China ordenou que a maior produtora de carne suína do mundo feche um grande matadouro - Luiza Fecarotta/Folhapress

Embora muitas vezes fatal para os porcos, sem vacina disponível, a ASF não afeta os seres humanos, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

A ASF foi detectada na Rússia e na Europa Oriental, bem como na África, embora nunca antes no Leste Asiático, e é uma das doenças mais devastadoras a afetar os suínos. Ela ocorre entre rebanhos comerciais e javalis, é transmitida por carrapatos e contato direto entre animais, e também pode "viajar" via alimentos contaminados, ração animal e viajantes internacionais.

O grupo informou em comunicado que as autoridades municipais de Zhengzhou ordenaram um fechamento temporário de seis semanas do matadouro depois que cerca de 30 suínos morreram devido à doença altamente contagiosa na quinta-feira. A fábrica é uma das 15 controladas pelo maior processador de carne suína da China, a Henan Shuanghui Investment & Development, uma subsidiária do WH Group.

As autoridades da cidade de Zhengzhou proibiram toda a movimentação de suínos e produtos suínos dentro e fora da área afetada pelas mesmas seis semanas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.