Elon Musk desiste de fechar capital da Tesla

Após polêmico tuíte que resultou em investigação, fundador decide manter na Bolsa montadora de carros elétricos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elon Musk, fundador da Tesla
Elon Musk, fundador da Tesla - Joe Skipper - 6.fev.18/Reuters
São Paulo

São Paulo Dezessete dias depois de causar rebuliço no mercado financeiro ao anunciar em um tuíte que fecharia o capital da Tesla, Elon Musk, seu presidente-executivo e fundador, voltou atrás e afirmou que a montadora de carros elétricos continuará com as ações cotadas em Bolsa.

“Acredito que o melhor caminho para a Tesla é continuar uma empresa pública”, escreveu Musk no site da empresa no fim da noite de sexta-feira (24).

O empresário disse ter tomado a decisão após consultar acionistas, os grandes e os pequenos. Logo depois, diretores da empresa divulgaram comunicado em que afirmaram apoiar a manutenção de Musk no comando da empresa.

No dia 7, o empresário provocou polêmica com um tuíte em que dizia cogitar fechar o capital da Tesla quando as ações chegassem a US$ 420 (o equivalente hoje a R$ 1.700)   e que o financiamento para a compra dos papéis estava garantido. Naquele dia, as ações subiram 11% em reação à publicação e fecharam cotadas a US$ 379,57.

Dias depois, publicou nota em que dizia haver um fundo árabe interessado em financiar a operação.
O episódio levou a SEC (Securities and Exchange Commission, órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos) a abrir uma investigação.

Uma lei de 1934 proíbe que empresas com ações na Bolsa anunciem planos para comprar ou vender títulos se seus executivos não têm a real intenção de fazê-lo, não tiverem os meios para fechar o negócio ou se querem manipular o preço das ações. 

No dia 17, os papéis da empresa despencaram após Musk dizer ao jornal The New York Times que seu tuíte não havia sido revisado e que vivia o seu pior ano.

O sul-africano Musk, que também é fundador do Space X —empresa de sistemas aeroespaciais—, tenta resolver os problemas de atraso na produção do sedã Model 3, primeiro carro da Tesla a ser fabricado em grande escala, e tornar a montadora rentável ainda neste semestre.
 

Com agências de notícias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.