O presidente da estatal federal de serviços aeroportuários Infraero, Antônio Claret de Oliveira, disse nesta terça-feira (14) que a empresa está com planos prontos para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), que deve ser apresentado ao próximo presidente eleito.
“Esse projeto pode ajudar a atrair investimentos de cerca de 14 bilhões de reais para o setor no país”, disse Oliveira durante evento do setor de infraestrutura, em São Paulo.
Na semana passada, Oliveira disse que a Infraero planeja aumentar as receitas das áreas comerciais dos aeroportos para que elas representem a metade de tudo que a estatal fatura.
A empresa implementou um sistema de monitoramento do faturamento das lojas e prestadoras de serviços que atuam nos aeroportos, semelhante ao que os shopping-centers utilizam, segundo ele.
Outra iniciativa é abrir espaços com potencial de comercialização: áreas de escritório foram retiradas do aeroporto de Congonhas para dar lugar a lojas e restaurantes.
Para aumentar as receitas com tarifas, Oliveira retoma um projeto que nunca saiu do papel: aeroportos em cidades menores, como São José dos Campos (SP). Para isso, pretende baixar as tarifas cobradas das companhias.
“É preciso dar fôlego para as aéreas trabalharem, pelo menos até que tenham se estabelecido. Por um momento, elas vão voar com menos de 50% da capacidade.”
O único acionista da estatal é o governo, mas ela tem planos para abrir capital na Bolsa e, segundo o executivo, trabalhar para melhorar os resultados operacionais neste ano.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.