Mark Zuckerberg não liga para veículos de comunicação, diz jornal

Frase foi dita por executiva em encontro com profissionais da imprensa, afirma The Australian

O jornal The Australian publicou reportagem em que, citando fala de executiva do alto escalão do Facebook, afirma que o presidente da empresa, Mark Zuckerberg, não liga para veículos de mídia.

A autora das supostas declarações, Campbell Brown é diretora de parcerias com veículos de mídia do Facebook.

Ela teria usado uma reunião privada com jornalistas para expressar que, apesar do pouco interesse de Zuckerberg pelo tema, ela estaria disposta a ajudar as empresas de comunicação a construir modelos de negócios sustentáveis a partir do Facebook.

Por outro lado, ela teria dito aos presentes que, caso não trabalhassem junto à empresa, "Vou estar segurando suas mãos com sua empresa agonizante como em um hospício".

"Mark não liga muito para veículos de mídia, mas está me dando muita margem de manobra e permitindo concessões para fazer mudanças", ela teria dito durante o encontro na semana passada que durou cerca de quatro horas.

O Facebook nega que a executiva tenha dito algo do gênero.

Brown também enviou declaração ao The Australian dizendo que as frases atribuídas a ela não refletiam fielmente o que havia sido dito no encontro.

"Sabemos que há muito mais a fazer, mas nosso objetivo no Facebook —no qual trabalhamos diariamente com produtores de conteúdo e repórteres mundo afora— é para ajudar o jornalismo a ter sucesso e prosperar, dentro ou fora de nossa plataforma", escreveu.

Já o The Australian sustenta que o conteúdo da reunião foi confirmado por outros cinco participantes.

A publicação diz que o Facebook afirmou que a conversa com os jornalistas foi gravada, mas teria se negado a fornecer o material ao jornal.

A relação entre o Facebook e os veículos de imprensa vem se tornando mais conturbada desde o início do ano, quando a companhia reduziu a frequência com a qual notícias publicadas por organizações de jornalismo profissional aparecem na linha do tempo dos usuários da rede.

Como consequência, a Folha decidiu deixar de publicar suas notícias em seu perfil na rede social em fevereiro.

O Facebook também é pressionado para atuar em favor da mídia profissional desde que notícias falsas disseminadas a partir de sua plataforma contribuíram para a eleição do republicano Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos em 2016.
 

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