PepsiCo compra empresa que produz máquina de refrigerante caseiro

SodaStream foi comprada por US$ 3,2 bilhões

Financial Times

A PepsiCo sinalizou que vai continuar sua expansão no segmento de alimentos e bebidas mais saudáveis, sob seu novo presidente-executivo, anunciando a aquisição da SodaStream, que fabrica máquinas para produzir água com gás e refrigerantes em casa, por US$ 3,2 bilhões.

A aquisição da companhia israelense surge semanas depois que a Pepsi anunciou que Indra Nooyi, presidente da empresa por muitos anos e responsável por seu avanço no campo dos alimentos naturais e orgânicos, deixaria o posto, ainda este ano.

Ramon Laguarta, indicado como novo presidente-executivo da Pepsi, deixou claro que entendia a transação como uma continuação da rota traçada por Nooyi, que priorizou a divisão Quaker Oats de alimentos saudáveis da empresa, ainda que continuasse a depender da Pepsi-Cola e da Frito-Lays para a maior parte de sua receita.

Atriz Scarlett Johansson em cena de comercial para a SodaStream, em 2014 - Reprodução

"A SodaStream tem operações fortemente complementares e gerará incremento para nossos negócios, ampliando nossa crescente linha de águas, e ao mesmo catalisará nossa capacidade de oferecer soluções domésticas personalizadas para bebidas, em todo o mundo", disse Laguarta.

A SodaStream, cotada na bolsa Nasdaq, se descreve como alternativa mais saudável aos refrigerantes convencionais, e complementaria o elenco de opções saudáveis da Pepsi, que inclui a água gasosa Bubly, oferecida em diversos sabores, e as barras de cereais e frutas Bare Foods.

A Pepsi vai pagar US$ 144 por ação da SodaStream, um ágio de 11% ante a cotação de US$ 129,85 do papel no fechamento da sexta-feira, depois de uma alta forte do começo do mês para cá.

Os avanços recentes foram atribuídos a resultados superiores aos esperados, porque nenhum rumor sobre a aquisição circulou antes do anúncio da segunda-feira. A oferta, que precisa ser aprovada pelos acionistas da SodaStream, representa um ágio de 32% sobre a média ponderada das cotações da empresa desde o começo do mês.

As vendas da SodaStream se recuperaram depois que ela fechou sua fábrica de um assentamento ilegal na Cisjordânia, em 2015, por conta de uma controvérsia que durou quase dois anos e envolveu até mesmo a atriz Scarlett Johansson, que foi garota propaganda da empresa na época.

O local da fábrica, no assentamento de Ma’ale Adumim, a tornou alvo do movimento Boicote, Desinvestimento e Sanção, que busca persuadir organizações de consumidores de todo o mundo a rejeitar produtos israelenses fabricados a leste da linha de cessar-fogo de 1967.

As empresas mundiais de alimentos e bebidas estão envolvidas em uma onda de aquisições, em um esforço para reposicionar suas linhas de produtos, à medida que os consumidores buscam opções de alimentação mais saudável, com menos açúcar em suas bebidas e petiscos.

A aquisição anunciada pela Pepsi surge dias depois que a Coca-Cola, sua principal rival, fechou acordo para adquirir participação minoritária na Body Armor, fabricante de bebidas energéticas associada ao astro do basquete Kobe Bryant. A Coca-Cola vem enfrentando dificuldades ao longo dos anos para ganhar mercado diante da Gatorade, a divisão de bebidas energéticas da Pepsi.

A SodaStream continuará sob o comando de seu atual presidente-executivo, Daniel Birnbaum, e a Pepsi pretende continuar expandindo a companhia israelense e lhe dar acesso ao seu poderio mundial de distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e à sua estrutura de marketing.

"A intenção é manter a empresa como unidade separada, preservar o crescimento, manter a cultura e não sufocar a organização com restrições típicas das grandes corporações", disse Birnbaum ao Financial Times.

A SodaStream cresceu fortemente em algumas regiões da Europa e Ásia, nos últimos anos, mas não se saiu tão bem nos Estados Unidos, e suas máquinas para produção caseira de bebidas gasosas detêm apenas 2% do mercado americano.

No mercado de bebidas, Coca-Cola e Pepsi também enfrentam nova concorrência da parte da JAB Holding, uma empresa de investimento sediada no Luxemburgo e controlada pela família Reimann. Uma onda de aquisições deu à JAB controle sobre os cafés Keurig Green Mountain, adquiridos em dezembro de 2015 por US$ 13,9 bilhões. A Keurig Green Mountain é conhecida por máquinas e cartuchos de café expresso.

A Coca-Cola era grande acionista da Keurig, naquele momento, mas aceitou vender toda a sua participação. A JAB em seguida descontinuou a produção de um sistema de preparação de bebidas frias que permitia que consumidores preparassem seus próprios refrigerantes, com cartuchos fornecidos por fabricantes que incluíam a Coca-Cola.

Em janeiro de 2018, a JAB fechou acordo por US$ 18,7 bilhões para adquirir a Dr. Pepper Snapple, e a combinou à Keurig, para criar um grupo de bebidas com faturamento anual de quase US$ 11 bilhões,

 Tradução de PAULO MIGLIACCI

James Fontanella-Khan, Eric Platt e Arash Massoudi
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