É comum encontrar nas agências da Previdência pessoas que vão até o local simplesmente para saber se a aposentadoria ou quaisquer outros benefícios solicitados há dias ou semanas foram concedidos.
Esse deslocamento e a espera pelo atendimento são, na maioria das vezes, desnecessários.
A reportagem testou o serviço que informa a situação do benefício no site do INSS, o inss.gov.br, e verificou que o funcionamento é bastante simples. Após acessar a página principal, o segurado obtém a informação em quatro etapas, sem a necessidade de criar senha ou preencher longos cadastros.
Na tela, a opção “Consulta à situação do benefício” está no menu de serviços, à esquerda do usuário. O segundo passo é clicar em “Acompanhar pedido”.
A terceira tela a ser aberta pedirá alguns dados do segurado, como nome completo, data de nascimento e número do CPF. É preciso seguir as instruções, como não usar pontos, vírgulas ou barras.
O número do benefício também será solicitado. Essa numeração está no protocolo entregue ao cidadão na ocasião do pedido no posto.
Depois de preencher todos os campos e clicar em “Visualizar”, a situação do benefício será informada. Por exemplo, caso o requerimento tenha sido aprovado, a tela apresentará a frase: “Benefício concedido”.
A consulta também pode ser realizada pelo telefone 135. A ligação não tem custo quando realizada de telefone público ou fixo.
Se a opção for o celular, o custo é o da ligação local. Ou seja, se o atendimento demorar, o usuário terá prejuízo.
Quem informou corretamente o endereço ao INSS também recebe a resposta por carta. Mas nesse caso, a espera é de 20 dias.
FIQUE SABENDO ANTES
- Acesse inss.gov.br
- Use o menu do seu lado esquerdo para acessar “Consulta de situação de benefício”
- Para verificar se a aposentadoria foi concedida, clique no botão “Acompanhar Pedido”
- Nos casos de benefício por incapacidade, escolha a opção “Resultado da Perícia”
Preencha o cadastro com as seguintes informações:
- Número do benefício (não use pontos ou vírgulas)
- Data de nascimento (use quatro algarismos no ano, como neste exemplo: 25/12/1968)
- Nome do beneficiário
- CPF (só o número, sem pontos, traços ou barras)
- Digite o texto
- Antes de clicar em “Visualizar”, digite a letras e números do retângulo colorido no local indicado
RESULTADO
O resultado da análise do INSS sobre o pedido de benefício será informado em uma tela onde constarão o nome do segurado e o número do benefício.
Comunicado também chega em casa - Quem não quiser usar a internet, pode esperar em casa a carta do INSS explicando se houve ou não a concessão. Quando o órgão aceita o pedido, o beneficiário recebe a carta de concessão, dando detalhes sobre o benefício
A demora, porém, pode ser um inconveniente. O documento pode levar cerca de 20 dias para chegar
Por telefone: Informações sobre o benefício podem ser obtidas pelo telefone 135. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita do telefone fixo ou público. Quem liga do celular paga o custo da ligação local.
Dica: O atendimento pode demorar alguns minutos. Evite ligar do celular para não ter gastos
MEU INSS
O INSS também tem um site exclusivo para serviços, o meu.inss.gov.br.
Nessa versão, é possível pedir e acompanhar o benefício sem ir ao posto. Mas para esses serviços, é necessário fazer um cadastro e criar uma senha. A vantagem do cadastro é passar a ter acesso online a diversos serviços do INSS.
Como acompanhar: Após fazer o cadastro, acesse o site meu.inss.gov.br
- Faça o login
- Informe seus dados:- Nome completo, CPF e Data de nascimento
- Clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”
- Na tela que se abrirá, escolha a opção: “Agendamento/Requerimentos”
- Caso o benefício já tenha sido solicitado, será possível acompanhar a sua situação
Fontes: sites inss.gov.br e meu.inss.gov.br
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.