Banco Central Europeu deve reduzir estímulo mesmo com crescimento fraco

Presidente do BCE fará anúncio na manhã desta quinta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frankfurt

O Banco Central Europeu (BCE) deve manter sua política inalterada no anúncio que fará nesta quinta-feira (13), fazendo apenas mudanças leves em sua orientação de manter o curso e encerrar as compras de títulos neste ano e elevar os juros no segundo semestre do ano que vem.

Com a inflação se recuperando e o crescimento se nivelando a um ritmo relativamente saudável, o BCE tem removido suavemente o estímulo há meses, argumentando que riscos variados do protecionismo global ao Brexit não eram suficientes para interromper o sexto ano decrescimento.

Em entrevista marcada para a manhã desta quinta, o presidente do BCE, Mario Draghi, deverá enfatizar que a expansão é sólida o suficiente para absorver capacidade ociosa e, portanto, gerar inflação, mesmo que leve anos até que os preços ao consumidor voltem à meta do banco de cerca de 2%.

Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, dará entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira, após anúncio de novas medidas - AFP

O BCE comprou mais de € 2,5 trilhões em dívidas nos últimos quatro anos, reduzindo custos de financiamento e aumentando o crescimento econômico depois de uma recessão que quase levou a zona do Euro ao fim.

"O BCE vai provavelmente se interessar em passar uma mensagem de confiança no meio de toda a incerteza", disse o Bank of America Merrill Lynch em comunicado.

"Dificilmente eles podem negar que o fluxo de indicadores vem desafiando o cenário básico. Mas enfatizar que os riscos cresceram em vez de reduzir as previsões de forma significativa pode ser a cartilha, por agora", disse.

"O afrouxamento quantitativo precisa terminar no fim deste ano, até por razões políticas. Consequentemente, para que a mensagem seja consistente, a perspectiva precisa continuar ok", acrescentou o Bank of America.

O BCE vai anunciar sua decisão às 8h45 (horário de Brasília), antes de uma entrevista coletiva de Draghi às 9h30, durante a qual também serão divulgadas projeções econômicas trimestrais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.